Para atuar no psiquismo, os psicofármacos precisam vencer um...
Para atuar no psiquismo, os psicofármacos precisam vencer uma série de barreiras até atingir o sistema nervoso central. A área em que irão atuar está intimamente ligada aos efeitos que produzem, sejam eles desejáveis ou não. Acerca da atuação e dos efeitos adversos dos psicofármacos, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada e as alternativas, esclarecendo o tema e justificando a escolha da alternativa correta.
Alternativa correta: E
A alternativa E está correta ao afirmar que os neurolépticos ou antipsicóticos formam um grupo de drogas com propriedades terapêuticas e farmacológicas comuns, especialmente eficazes no tratamento de transtornos psicóticos, como a esquizofrenia. Esses medicamentos têm como função principal reduzir ou eliminar os sintomas psicóticos, como delírios e alucinações, atuando em neurotransmissores do cérebro, principalmente a dopamina.
Alternativa A - Incorreta: A fadiga, a sonolência, a lentidão e a confusão mental são, sim, efeitos colaterais comuns durante o uso de ansiolíticos. Esses medicamentos, utilizados para tratar a ansiedade, podem provocar esses sintomas pelo seu efeito depressor sobre o sistema nervoso central.
Alternativa B - Incorreta: Os antidepressivos são eficazes no tratamento de diversas formas de transtornos mentais, como depressão e transtorno de ansiedade, mas não produzem euforia. Na verdade, eles atuam corrigindo desequilíbrios de neurotransmissores, resultando em uma melhora do humor de forma mais estável e menos intensa do que a euforia.
Alternativa C - Incorreta: O uso de hipnóticos pode, sim, agravar o quadro de pessoas que sofrem de apneia do sono, já que esses medicamentos atuam como depressores do sistema nervoso central, potencialmente exacerbando a obstrução das vias respiratórias durante o sono.
Alternativa D - Incorreta: Embora as drogas ansiolíticas sejam eficazes no alívio dos sintomas de ansiedade, a afirmação de que interferem "excessivamente" em outras funções cerebrais é exagerada. Elas podem ter efeitos colaterais, mas quando usadas adequadamente, seu impacto é controlado e monitorado para minimizar esses efeitos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo