Julgue o item subsequente. Na Administração Pública, o princ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2348064 Direito Administrativo
Julgue o item subsequente. 

Na Administração Pública, o princípio da legalidade exige que os servidores públicos ajam conforme o que está previsto em lei. Diferentemente das organizações particulares, nas quais a legalidade significa a proibição de ações não permitidas por lei, como, por exemplo, sonegar impostos.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em outras palavras:"Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza"."

A questão, ao informar: "Diferentemente das organizações particulares, nas quais a legalidade significa a proibição de ações não permitidas por lei", confunde as prerrogarivas das organizações públicas e privadas. Ainda que nossa opnião não mude o gabarito, para fins de estudos, é interessante que nos atentemos a esse tipo de erro e não o tomemos como justificado.

Trata-se do princípio da legalidade:

para o particular, consiste em fazer tudo que a lei não proíbe (ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de lei)

para o administrador público, consiste em fazer apenas o que a lei autoriza, ou seja, seus atos devem estar amparados pela lei

OBS (importante): isso não quer dizer que qualquer ato da Administração deva possuir uma previsão legal, pois no exercício do poder discricionário, a Administração possui maior liberdade para tomar a melhor decisão dentre as possíveis

A redação da questão não ajudou. Mas se trata do fato de que no âmbito público a legalidade é um ponto "positivo", já que permite e regulariza. No âmbito privado não, pois vem como uma forma de proibição.

Proibição de ação não permitida por lei é completamente diferente de poder fazer o que a lei não proíbe, mas não é necessário fornecer uma redação coerente se você for uma banca de concurso, aparentemente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo