As vias dopaminérgicas são importantes na gênese do que se c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2540356 Psiquiatria
As vias dopaminérgicas são importantes na gênese do que se compreende como fisiopatologia do adoecimento na esquizofrenia, doença crônica e debilitante. Sobre essas vias, a que está ligada ao desenvolvimento dos sintomas positivos (delírios e alucinações) na agudização do quadro de esquizofrenia é a via:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - mesolímbica.

Vamos entender melhor o tema e os conceitos necessários para resolver essa questão. A esquizofrenia é um transtorno mental crônico que pode ser bastante debilitante. Um dos aspectos mais importantes da sua fisiopatologia envolve as vias dopaminérgicas. A dopamina é um neurotransmissor crucial no sistema nervoso central e é fundamental para várias funções cerebrais, incluindo a regulação das emoções e do comportamento.

Existem quatro principais vias dopaminérgicas no cérebro, e cada uma está associada a diferentes funções e sintomas quando alteradas:

  • Via Mesocortical: Está associada às funções cognitivas e emocionais. Disfunções nessa via estão mais ligadas aos sintomas negativos (como apatia e retraimento social) e cognitivos da esquizofrenia.
  • Via Mesolímbica: Esta é a via envolvida no desenvolvimento dos sintomas positivos da esquizofrenia, como delírios e alucinações. Ela conecta o sistema límbico, que está associado às emoções e ao comportamento, ao núcleo accumbens.
  • Via Nigroestriatal: Está relacionada ao controle motor. Alterações nessa via podem resultar em distúrbios de movimento, como os observados na Doença de Parkinson. Não está diretamente relacionada aos sintomas da esquizofrenia.
  • Via Tuberoinfundibular: Esta via regula a liberação de prolactina. Disfunções aqui podem levar a problemas hormonais, mas não estão associadas aos sintomas da esquizofrenia.
  • Hipocampo: Embora o hipocampo tenha um papel em funções cognitivas e de memória, ele não é uma via dopaminérgica por si só. Portanto, não está diretamente relacionado à fisiopatologia dopaminérgica da esquizofrenia.

Justificativa: A via mesolímbica é a responsável pelo desenvolvimento dos sintomas positivos da esquizofrenia, como delírios e alucinações, devido ao seu papel na modulação das emoções e do comportamento.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

Alternativa A - Via Mesocortical: Relacionada aos sintomas negativos e cognitivos da esquizofrenia, não aos sintomas positivos.

Alternativa C - Via Nigroestriatal: Principalmente associada ao controle motor, sem relação direta com os sintomas positivos da esquizofrenia.

Alternativa D - Via Tuberoinfundibular: Envolvida na regulação da prolactina, não está relacionada aos sintomas da esquizofrenia.

Alternativa E - Hipocampo: Embora importante para a memória e outras funções, não é uma via dopaminérgica específica e, portanto, não está diretamente relacionada aos sintomas positivos da esquizofrenia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo