Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q303882 Direito do Trabalho
Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 445 CLT: o contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de 2 anos...."

Paragrafo único o contrato de experiencia nao poderá execeder de 90 dias...



Fé e força galera!!! nossas nomeaçoes estão à caminho!!!!



Contrato a Prazo Determinado:
- Art. 443, § 1º - Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada.
- Se é um contrato a prazo determinado, ele tem um tempo certo de duração.
- Prazo máximo: 02 anos. Tem de ser até de 02 (dois) anos (incluindo o tempo de prorrogação). Ou seja, se já inicialmente contratar por 02 anos, ele já não poderá ser prorrogado nem uma única vez.
- Prorrogação: pode sofrer uma única prorrogação. E o prazo de prorrogação não precisa ser igual ao prazo inicial, desde que não ultrapasse os dois anos.
- Caso sofra mais de uma prorrogação, ou se ele ultrapassar o prazo máximo de 02 anos, o contrato será considerado como de prazo indeterminado desde o seu nascimento. (atendendo ao Princípio da Continuidade da Relação de Emprego).

Observações importantes:
 
- Prorrogação =/= Renovação (será um NOVO contrato. Ocorre quando há um lapso de 06 meses entre um contrato por prazo determinado e outro).
- Exceções: Art. 452: Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.
- Todas estas regras aplicadas ao contrato por prazo determinado são aplicadas também ao contrato de experiência. Portanto, se o período máximo de um contrato de experiência é de 90 dias (geralmente de 45 prorrogando por mais 45 dias), se, por exemplo, a 1ª contratação já for de 90 dias, não poderá prorrogar. E também não pode prorrogar por mais de uma vez.
- Art. 442-A.  Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade. 
a) não é admitido pelo ordenamento jurídico brasileiro.
ERRADO. É admitido no direito brasileiro, vide artigos 443 a 445 da CLT. b) pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo três vezes.
ERRADO. Só pode ser prorrogado por, no máximo, uma vez e não pode ter prazo superior a 02 (dois) anos. Atenção: não precisa ser prorrogado pelo mesmo período em que foi firmado inicialmente, mas não pode prorrogar por período acima de 02 anos, em sua totalidade. (Ex. Contratado por seis meses + contrato prorrogado por 01 ano - OK! Período total: 1 ano e 06 meses - não poderá mais ser prorrogado e não ultrapassou o máximo de 02 anos) c) pode ser celebrado livremente pelas partes, para qualquer tipo de atividade empresarial.
ERRADO. "Art. 443 - O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. § 2º - O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: b) de atividades empresariais de caráter transitório;"
d) não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
CERTO. Art. 445 - O contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451.  Parágrafo único. O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias. e) será considerado por prazo indeterminado se suceder, dentro de um ano, a outro contrato por prazo determinado
ERRADO. Art. 451 - O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
Comentário: O contrato pode ser sucedido por outro, como tipo de prorrogação, por outro contrato por prazo determinado, uma vez que não há, necessariamente, a caracterização de obrigatoriedade de se tornar indeterminado por ter sido realizado dentro de um ano.
Quanto à letra e), acho que não ficou claro nos demais comentários: entre o final de um contrato por prazo determinado e o início de outro, é necessário que haja decorrido mais de 6 meses, sob pena de o segundo contrato ser considerado  por prazo indeterminado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimento (ex.: safra).
Fonte: Renato Saraiva, Direito do Trabalho, 12ª edição.

SERÁ VALIDO PRAZO DETERMINADO;

            - TAMBÉM

1 - NA LEI 9.601/98,AS CONVENÇÕES E OS ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO PODEM INSTITUIR CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO, EM QUALQUER ATIVIDADE PELA EMPRESA, PARA ADMISSSÕES QUE REPRESENTEM ACRÉSCIMO NO NÚMERO DE EMPREGADO.
2 - SÚMULA 188 DO TST;
3 -  DENTRE OUTROS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo