De acordo com o Ministério da Saúde, o tipo da incontinência...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - esforço. Vamos explorar o motivo e entender cada uma das alternativas.
Alternativa A - esforço: Este tipo de incontinência urinária é caracterizado pelo escape involuntário de urina em pequenas quantidades, que ocorre devido ao aumento da pressão intra-abdominal. Atividades como tosse, espirro ou levantamento de peso podem desencadear essa condição, devido à pressão exercida sobre a bexiga. Esta descrição está correta conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.
Alternativa B - funcional: Esta alternativa descreve erroneamente a incontinência funcional como extravasamento de urina em grandes volumes. Na verdade, a incontinência funcional ocorre quando uma pessoa não consegue chegar ao banheiro a tempo devido a limitações físicas ou cognitivas, e não devido ao volume de urina.
Alternativa C - sobrefluxo: A descrição aqui fala de um escape voluntário e liga a condição a um trauma grave, o que está incorreto. A incontinência por sobrefluxo é caracterizada pelo escape involuntário de urina devido a uma bexiga cheia que não esvazia corretamente e não por traumas diretamente.
Alternativa D - urgência: Esta definição corresponde à incontinência funcional, que é a incapacidade de usar o vaso sanitário devido a limitações cognitivas, físicas ou ambientais. A incontinência de urgência, por outro lado, é o desejo súbito e intenso de urinar, dificultando o alcance do banheiro a tempo.
Alternativa E - emergência: Esta alternativa está incorreta, pois não existe uma classificação reconhecida de incontinência urinária chamada "emergência". O termo correto que poderia estar sendo confundido é "urgência", que, como mencionado, refere-se a um desejo repentino e forte de urinar.
Entender as definições e sintomas associados a cada tipo de incontinência urinária é fundamental para profissionais de saúde e, especialmente, para aqueles que estão se preparando para concursos na área de Enfermagem. Esse conhecimento auxilia na oferta de cuidados adequados e no aconselhamento aos pacientes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ESFORÇO Escape involuntário de urina (quase sempre em pequenas quantidades) com aumentos da pressão intra-abdominal (p.ex., tosse, risos ou exercício)
URGENCIA Extravasamento de urina (quase sempre volumes grandes, ainda que seja variável) pela incapacidade para retardar a micção após perceber a sensação de plenitude vesical.
SOBREFLUXO Escape de urina (quase sempre em pequenas quantidades) secundária a esforço mecânico sobre a bexiga distendida ou por outros efeitos da retenção urinária e a função esfincteriana.
FUNCIONAL Escape de urina relacionado com a incapacidade para usar o vaso sanitário por dano da função cognitiva ou física, falta de disposição psicológica ou barreiras no ambiente.
A ALTERNATIVA CORRETA É: A - esforço: escape involuntário de urina, em pequenas quantidades causados pelo aumento da pressão intra-abdominal.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS
B - Incorreta. A incontinência funcional é caracterizada pela incapacidade de acessar o banheiro a tempo devido a limitações físicas ou cognitivas, mas não envolve extravasamento de urina em grandes volumes, como afirmado.
C - Incorreta. A incontinência por sobrefluxo ocorre quando a bexiga não esvazia completamente, resultando em gotejamento constante ou intermitente de urina, não está relacionada a um escape voluntário nem à presença de hemácias.
D - Incorreta. A incontinência urgente é causada pela necessidade de urinar de forma repentina e intensa, sem conseguir controlar a vontade. Ela não está relacionada ao uso do vaso sanitário devido a limitações cognitivas ou físicas.
E - Incorreta. Não existe uma classificação específica chamada "incontinência de emergência". A descrição corresponde mais à incontinência de urgência, onde a urgência miccional leva ao escape involuntário de urina.
EM RESUMO: A alternativa A descreve corretamente a incontinência urinária por esforço, onde o aumento da pressão intra-abdominal leva ao escape involuntário de pequenas quantidades de urina.
PONTOS CHAVE
- Incontinência de esforço: Escape involuntário devido a aumento da pressão intra-abdominal (ex: tosse, espirro, risada).
- Incontinência funcional: Relacionada a limitações físicas ou cognitivas, dificultando o acesso ao banheiro.
- Incontinência por sobrefluxo: Gotejamento devido a bexiga cheia, sem esvaziamento adequado.
- Incontinência de urgência: Necessidade urgente e incontrolável de urinar, levando ao escape de urina.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo