No que tange à lei de improbidade administrativa,

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930650 Direito Administrativo
No que tange à lei de improbidade administrativa,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA C

 

LEI 8429

 

A- ERRADA.  Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

 

B- ERRADA.  Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, NO QUE COUBER, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

 

C - CORRETA.  Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

 

D- ERRADA.  Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

 

E -  ERRADA. Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja CONCORRIDO ou CONCORRA com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

 

Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/ .

 

 

Aplicam-se aos particulares, mas com a presença concomitante dos públicos

Abraços

Sabendo da tradição da FCC, o gabarito se reporta a literalidade do art. 7º da Lei 8.429/92.


Mas vale lembrar que o STJ estende a indisponibilidade também aos atos de improbidade que violem os princípios da administração pública:


Em que pese o silêncio do art. 7º, uma interpretação sistemática que leva em consideração o poder geral de cautela do magistrado induz a concluir que a medida cautelar de indisponibilidade dos bens também pode ser aplicada aos atos de improbidade administrativa que impliquem violação dos princípios da administração pública, mormente para assegurar o integral ressarcimento de eventual prejuízo ao erário, se houver, e ainda a multa civil prevista no art. 12, III, da Lei n. 8.429/92 (AgRg no REsp 1311013/RO, DJe 13/12/2012).

Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

 

Enriquecimento _____________________> Dolo

Prejuízo ___________________________>Dolo ou Culpa

Atentam___________________________> Dolo

 

Você é Capaz,Bons Estudos :)

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo