O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q169719 Pedagogia
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.

A corrente reprodutivista está embasada no aporte liberal e considera a escola um aparelho ideológico do Estado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

O erro da afirmação está na associação equivocada entre a corrente reprodutivista e o aporte liberal. As teorias reprodutivistas, de fato, consideram a escola como um aparelho ideológico do Estado, mas elas têm suas raízes no pensamento marxista, e não no liberal. O pensamento liberal em educação tende a enfatizar a autonomia do indivíduo, o livre mercado e o mérito pessoal como determinantes do sucesso educacional e social.

Por outro lado, autores reprodutivistas como Louis Althusser e Pierre Bourdieu argumentam que a escola reproduz as desigualdades sociais existentes, perpetuando a estrutura de classes através da transmissão de ideologias dominantes. Para Althusser, por exemplo, a escola é um dos Aparelhos Ideológicos de Estado (AIEs), que servem para manter a hegemonia da classe dominante.

Portanto, para resolver essa questão com precisão, é necessário compreender as diferenças entre as teorias educacionais e saber que a corrente reprodutivista é crítica da função da escola na manutenção do status quo social e está associada a uma visão de educação que enfatiza a crítica à ideologia e à reprodução das desigualdades sociais, o que se alinha com a teoria marxista.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos


Errado.

Corrente Reprodutivista

Enfatiza o aspecto político em detrimento da técnica, denunciando o caráter reprodutor da escola, legitimam a cultura dominante, mas também direcionam os alunos para postos diferenciados na força de trabalho. É a reprodução do saber acumulado. Para que servem esses conteúdos se não são coerentes com a realidade sócio-cultural? É, então, uma didática capaz de crítica, mas não de intervenção na realidade. Limita-se apenas a constatar que é assim e não pode ser de outra forma. Saviani (1986:17), na teoria crítico-reprodutivista, destaca: “é impossível que o professor desenvolva uma prática crítica: a prática pedagógica situa-se sempre no âmbito da violência simbólica, da inculcação ideológica, da reprodução das relações de produção. Para cumprir essa função, é necessário que os educadores desconheçam seu papel e quanto mais eles ignoram que estão reproduzindo, mais eficaz é a reprodução”.

Algum professor poderia explicar essa questão. Please. Li e reli e continuo achando a questão CORRETA.

A CORRENTE REPRODUTIVISTA NÃO É LIBERAL E SIM MARXISTA, QUESTÃO ERRADA

tradicional

critico reprodutivista

critico social dos conteudos

Liberal é igual tradicional.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo