O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q169720 Pedagogia
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.

Para os reprodutivistas, a função social da educação e da escola é a reprodução da ideologia dominante.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

Ao abordarmos a corrente teórico-metodológica dos reprodutivistas, estamos entrando em um campo de estudo que analisa criticamente a função social da educação e a instituição escolar. Dentro desta visão, destacam-se pensadores como Louis Althusser, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, os quais argumentam que a educação serve como um meio para reproduzir as desigualdades sociais e manter a hegemonia da ideologia dominante.

Para compreender por que a alternativa é correta, é essencial conhecer os princípios do reprodutivismo na sociologia da educação. Louis Althusser, por exemplo, fala sobre os Aparelhos Ideológicos do Estado (AIEs), nos quais se inclui o sistema escolar, que trabalha para perpetuar as relações de produção capitalistas por meio da inculcação de valores e normas da classe dominante.

Pierre Bourdieu, por sua vez, introduz o conceito de habitus, que são disposições duráveis e transferíveis, moldadas pelas condições de existência e que orientam práticas e percepções. A escola, então, fortalece o habitus da classe dominante, legitimando um determinado capital cultural e simbólico. Essa legitimação acaba por reproduzir a estrutura social existente, mantendo as posições privilegiadas.

Portanto, a afirmação de que para os reprodutivistas a função social da educação e da escola é a reprodução da ideologia dominante está correta, pois reflete a essência do pensamento reprodutivista que identifica na educação um instrumento de manutenção das estruturas de poder e das desigualdades sociais em benefício da classe dominante.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos


Certo.

 na teoria crítico-reprodutivista , destaca: “é impossível que o professor desenvolva uma prática crítica: a prática pedagógica situa-se sempre no âmbito da violência simbólica, da inculcação ideológica, da reprodução das relações de produção. Para cumprir essa função, é necessário que os educadores desconheçam seu papel e quanto mais eles ignoram que estão reproduzindo, mais eficaz é a reprodução”.

Saviani (2007), que depois de muitos estudos sobre as teorias da educação, organiza-as em três grandes teorias: as teorias não-críticas, as teorias crítico-reprodutivistas e a teoria crítica. Para o estudioso, a composição das teorias não-críticas é feita pela pedagogia tradicional, a pedagogia da escola nova e a pedagogia tecnicista; já as teorias crítico-reprodutivistas são a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e a teoria da escola dualista; a última, a teoria crítica que está sendo aperfeiçoada, nos remete à mudança de paradigmas. Não é nosso foco, neste trabalho, discorremos acerca das três concepções definidas pelo estudioso. Buscaremos, em linhas gerais, expor e discutir a importância da teoria crítica, pois esta é defendida e comungada durante todo este texto. 

  • Teorias não-críticas é feita pela pedagogia tradicional, a pedagogia da escola nova e a pedagogia tecnicista;

  • Teorias crítico-reprodutivistas são a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e a teoria da escola dualista; 

  • Teoria crítica que está sendo aperfeiçoada, nos remete à mudança de paradigmas. 

Saviani (2007), que depois de muitos estudos sobre as teorias da educação, organiza-as em três grandes teorias:

Teorias não-críticas é feita pela pedagogia tradicional, a pedagogia da escola nova e a pedagogia tecnicista;

Teorias crítico-reprodutivistas são a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e a teoria da escola dualista;

Teoria crítica que está sendo aperfeiçoada, nos remete à mudança de paradigmas. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo