No Brasil, a partir da Reforma do Estado, iniciada nos anos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q984003 Serviço Social

No Brasil, a partir da Reforma do Estado, iniciada nos anos 1990, a questão social agudiza-se, assumindo novas configurações e manifestações.


Segundo Raichelis (2011), isso se dá em um contexto societário:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As alternativas A, B, C, e E não correspondem à solicitação do enunciado, nem ao pensamento da autora Raichellis (2011).

D) CORRETA. Raichellis (2011, p. 421) afirma que “em um contexto societário de transformações no trabalho de tal monta, marcado pela retração e, mesmo, pela erosão do trabalho contratado e regulamentado, bem como dos direitos sociais e trabalhistas, ampliam‑se também as relações entre trabalho e adoecimento, repercutindo na saúde física e mental dos trabalhadores, nas formas de objetivação e subjetivação do trabalho”.

Gabarito da professora: D

Referência Bibliográfica

RAICHELLIS, Raquel. O assistente social como trabalhador assalariado: desafios frente às violações de seus direitos. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, nº 107, p. 420-437, jul./set. 2011.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em alguns campos de atuação, como é o caso da habitação social, entre outros, a terceirização vem se consolidando como novo modelo de produção e gestão da habitação, no qual o projeto, a obra, a operação, sua fiscalização e gerenciamento, bem como o trabalho social passam a ser contratados através de processos licitatórios, sem que, no entanto, a administração pública consiga manter a regulação e o controle estratégico de

todo o processo. 

pág. 7

https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_Raquel_Raichelis.pdf

Questão retirado do texto: Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 107, p. 420-437, jul./set. 2011.

No caso do Brasil, onde a precarização do trabalho, a rigor, não pode ser tratada como um fenômeno novo, considerando sua existência desde os primórdios da sociedade capitalista urbano‑industrial, as diferentes formas de precarização do trabalho e do emprego assumem na atualidade novas configurações e manifestações, especialmente a partir dos anos 1990, quando se presenciam mais claramente os influxos da crise de acumulação, da contrarreforma do Estado e da efetivação das políticas neoliberais.

Em um contexto societário de transformações no trabalho de tal monta, mar‑ cado pela retração e, mesmo, pela erosão do trabalho contratado e regulamentado, bem como dos direitos sociais e trabalhistas, ampliam‑se também as relações entre trabalho e adoecimento, repercutindo na saúde física e mental dos trabalhadores, nas formas de objetivação e subjetivação do trabalho.

Questão de lógica. Questão social = relação entre capital e trabalho, certo? A letra A é bem sugestiva levando em consideração a data do enunciado, mas falar de questão social e não citar trabalho é muito arriscado.

retração= diminuição

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo