O fragmento do texto A criança e a cidade (CARVALHO e BIZZOT...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2644298 Pedagogia

Texto para as questões 27 e 28.


Texto 2 – leia com atenção o fragmento abaixo e responda o que se pede.


Embora as desigualdades que recaem sobre a infância brasileira sejam históricas e persistentes, diversas pesquisas têm apontado para o agravamento da situação durante a pandemia, sendo identificados: o aumento das taxas de abandono escolar, o recuo nas matrículas em creches, a a estagnação da taxa de mortalidade ( que vinha decrescendo), o crescimento do número de crianças abaixo de 5 anos desnutridas e das taxas de notificação de violência doméstica e sexual, além da diminuição da cobertura vacinal obrigatória de crianças. Em comum, esses estudos trazem a constatação de que a situação é ainda mais grave para crianças brasileiras moradoras de áreas rurais, pobres, negras ou deficientes. [...] (CARVALHO e BIZZOTTO, 2022, p. 27)

O fragmento do texto A criança e a cidade (CARVALHO e BIZZOTTO, 2022, p. 27) trata da vulnerabilidade social de grande parte das crianças brasileiras exigindo, portanto, políticas de educação infantil, dentre outras, para a promoção e a proteção dos direitos dessas crianças. Avalie as sentenças abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) A política de educação infantil no Brasil deve ser desenhada, universalmente, para todas as crianças de 0 a 5 anos no Brasil, sem considerar a pluralidade de crianças e infâncias, pois todas são cidadãs de direito.

( ) A construção de políticas públicas e de educação infantil que tenham por objetivo garantir os direitos das crianças é mais justa e eficiente quando reconhece a diversidade cultural e as desigualdades sociais.

( ) As desigualdades sociais não devem ser pauta das políticas de educação infantil, mas das políticas da justiça e de assistência social, visto que todos são iguais perante a Lei. Portanto as políticas devem ser para todos os cidadãos e cidadãs brasileiros (as).


A sequência CORRETA é:

Alternativas