Alberto somente poderia conduzir o referido veículo pelo pas...
As entregas são feitas por Alberto, que utiliza uma bicicleta para realizar o serviço.
A partir da situação descrita, julgue o item a seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (27)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que explora o tema da sinalização de trânsito e sua relação com o uso de bicicletas em áreas específicas, como passeios.
Interpretação do Enunciado: A questão nos traz a situação de Alberto, que faz entregas utilizando uma bicicleta. O foco está na possibilidade de ele conduzir a bicicleta pelo passeio (calçada).
Legislação Aplicável: De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a circulação de bicicletas em passeios só é permitida quando houver sinalização permitindo tal ação. O artigo relevante é o Art. 68, que trata do trânsito de pedestres e veículos não motorizados em passeios.
Explicação do Tema Central: O tema central é a circulação de bicicletas em passeios, que, segundo a legislação, é restrita. A regra geral proíbe bicicletas nas calçadas, exceto se houver sinalização indicando que isso é permitido.
Exemplo Prático: Imagine um parque onde os passeios são amplos e há placas indicando a permissão para bicicletas. Neste caso, a circulação de bicicletas é permitida, diferente de calçadas comuns, onde é proibido sem sinalização.
Justificativa da Alternativa Correta (C - Certo): A alternativa correta é "C", pois está de acordo com o CTB, que requer sinalização autorizando a circulação de bicicletas em passeios. Sem essa autorização, Alberto não pode conduzir a bicicleta na calçada.
Análise das Alternativas: Como se trata de uma questão de "Certo ou Errado", não há mais alternativas a analisar aqui, apenas a validação da correta interpretação da legislação.
Dicas para Evitar Pegadinhas: Sempre verifique se há alguma menção a sinalização específica no enunciado ou nas alternativas. O tema de circulação em passeios está muito ligado à presença de sinalização permissiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CTB 9503/97
Art. 255. Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.
Resposta certaGAB: c
Esse é o art mais adequado para a resolução da questão.
Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.
COMPLEMENTANDO/OBSERVAÇÃO:
Art. 68, CTB - Capítulo IV - DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
Portanto, se o ciclista estiver desmontado poderá então se deslocar pelo passeio.
LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.
Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.
Gabarito Certo!
qstão sucinta kkkkkk ninguem sabia de Alberto tava desmontado ou montado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo