Relativamente aos serviços públicos, julgue o item.O princíp...
Relativamente aos serviços públicos, julgue o item.
O princípio da atualização dos serviços públicos
compreende a modernidade das técnicas, do
equipamento e das instalações e sua conservação, bem
como a melhoria e a expansão do serviço.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
§ 1º Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.
§ 2º A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço.
Gabarito do professor: Certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. Correto.
À luz da Lei 8.987/95 tem-se que:
Art. 6 Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.
§ 1 Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.
§ 2 A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço.
Ana Cláudia Campos (2019, p.331) leciona que o princípio da atualidade, também denominado adaptabilidade, é uma decorrência lógica do princípio da eficiência, pois, assim como este, busca a prestação de um serviço com mais qualidade.
De forma clara e objetiva, podemos dizer que o princípio da atualidade busca a prestação de um serviço público de acordo com as tecnologias acessíveis no momento.
Campos, Ana Cláudia. Direito Administrativo Facilitado. São Paulo: Método; Rio de Janeiro: Forense, 2019.
CERTO
PRINCÍPIOS DO SERVIÇO PÚBLICO
Cortesia: Exige-se urbanidade no tratamento com os usuários do serviço.
Continuidade: Os serviços públicos não devem sofrer interrupção. (Não tem caráter absoluto)
A interrupção do serviço não poderá iniciar-se na sexta-feira, no sábado ou no domingo, nem em feriado ou no dia anterior a feriado.
Modicidade: Quando o serviço público for cobrado, as tarifas devem ter preços razoáveis.
Generalidade ou universalidade: a prestação deve ocorrer com a maior amplitude possível, a fim de beneficiar maior número possível de pessoas.
Segurança: Não deve causar danos aos usuários.
Atualidade: Modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e a expansão do serviço.
Eficiência: exige execução eficiente do serviço, com constante aperfeiçoamento.
Perfeito! Questão revisão!
GABARITO: CERTO
COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO.
A questão trata do princípio da atualidade dos serviços públicos que é o princípio segundo o qual os serviços públicos devem ser manter em conformidade com as técnicas mais atuais. O princípio da atualidade está previsto no artigo 6º, §§ 1º e 2º, da Lei nº 8.987/1995 que dispõe o seguinte:
Art. 6º Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.
§ 1º Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.
§ 2º A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço.
A afirmativa foi considerada correta pela banca, mas contém uma imprecisão terminológica, dado que o termo comumente utilizado pela lei e pela doutrina é atualidade e não atualização. A descrição do princípio da atualidade constante da afirmativa, porém, está correta.
FONTE: Julia Alexim, Advogada e Sócia no Escritório Melaragno, Pádua e Alexim, Professora da Pós-Graduação da PUC-Rio, Especialista em Ciências Jurídico-Políticas - Universidade de Lisboa., de Direito Administrativo
NÃO se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.
GAB: CERTÍSSIMO
LEMBRE-SE: A QUESTÃO NÃO É FÁCIL, VOCÊ QUE ESTUDOU.
RUMO À APROVAÇÃO AGENTE DE TRÂNSITO DE ALTO SANTO - CEARÁ E GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE IRAUÇUBA - CEARÁ
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo