Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue o item ...
A vinculação do planejamento estratégico com as ações dos profissionais de RH pode ser observada quando esses profissionais realizam previsões de recrutamento e seleção com base nas análises interna e externa da organização.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
A relação entre o planejamento estratégico e a gestão de pessoas é fundamental para o sucesso das organizações. Quando os profissionais de Recursos Humanos (RH) fazem suas previsões de recrutamento e seleção com base em análises internas e externas, estão, de fato, alinhando suas ações com o planejamento estratégico da empresa.
A análise interna diz respeito ao mapeamento das competências e habilidades já presentes na organização e a identificação de possíveis lacunas que necessitam ser preenchidas. Por outro lado, a análise externa envolve o entendimento do mercado de trabalho, a disponibilidade de profissionais com as competências requeridas e as tendências de contratação no setor.
Ao considerar ambas as análises, os profissionais de RH contribuem para que a empresa tenha uma força de trabalho alinhada com os objetivos estratégicos de longo prazo. Isso é uma prática de gestão estratégica de pessoas, onde o RH atua como um parceiro estratégico, ajudando a organização a adquirir, desenvolver, reter e utilizar os talentos necessários para alcançar suas metas.
É por isso que a afirmação é correta: essa vinculação mostra que o RH não apenas executa atividades operacionais, mas tem um papel ativo na estratégia da empresa, contribuindo para o planejamento e a execução das ações que impactam diretamente no sucesso organizacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O "pode" salvou a questão. GABA: CERTO.
Recrutamento Interno
O norte do recrutamento interno é o aproveitamento do capital humano já existente na empresa, serve como um grande fator de retenção e motivação. Quando o processo seletivo é aberto internamente é necessário checar se a empresa têm algum colaborador em potencial para oportunidade, pois o que deveria ser uma oportunidade pode tornar-se uma série de episódios de frustração com aquele que participa do processo.
Vamos avaliar o que pode ser positivo e/ou negativo neste processo, lembrando que isto sempre vai depender da situação e estratégia que a empresa vive.
Positivo
O colaborador está mais integrado na empresa
Menos tempo aplicado no processo de seleção
Motiva e encoraja o colaborador em seu desenvolvimento profissional
Não requer socialização organizacional de novos membros
Conhece mais da cultura da empresa
Negativo
A expectativa gerada no colaborador
Gestores recentidos pela perda de um bom funcionário
Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade
Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade
Aumenta o conservadorismo
Recrutamento Externo
O processo seletivo quando aberto externamente exige métodos diferentes de condução, onde as técnicas devem ser bem definidas e a área solicitante da vaga deve ter de forma bem clara o perfil que o RH deverá trabalhar. Sem um alinhamento e conhecimento dessas informações o recrutamento pode tornar-se ineficiente.
Para a empresa o recrutamento externo lhe dá mais opções de levantamento de perfil e a possibilidade de escolher a que mais atende as expectativas da vaga e optar por novas experiências na organização.
Positivos
“Sangue novo” na organização
Aumenta o capital intelectual com experiências além da rotina atual
Incentiva a interação da organização com o mercado de trabalho
Diferentes abordagens de problemas internos e de práticas no geral
Negativo
Mais “trabalhoso” para o RH
Pode reduzir a fidelidade dos funcionários por acharem que poderiam ocupar a vaga
Pode interferir na motivação dos internos
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/recrutamento-interno-x-recrutamento-externo/
Estava no certo e fui de errado, pois acabei de responder uma que se referia ao operacional.
O planejamento estratégico de uma empresa deve tanto levar em consideração aspectos internos como também os externos. Quando se planeja a estratégia, o gestor deve olhar para a economia, política, mercado consumidor, concorrentes (fora) e também devem ser observadas as competências de sua equipe, os gaps, o clima organizacional para, então, elaborar um plano de ação.
O RH, quando estratégico, deve também levar em consideração todos os aspectos que o planejamento evidenciou durante a formulação de seu plano porque a estratégia deve ser o norte para todos os departamentos cabendo a estes segui-la para uma gestão eficaz.
A vinculação do planejamento estratégico com as ações dos profissionais de RH pode ser observada quando esses profissionais realizam previsões de recrutamento e seleção com base nas análises interna e externa da organização. Resposta: Certo.
Comentário: o planejamento estratégico na gestão de pessoas adota duas posturas (conservadora) e (ofensiva). Na conservadora a admissão ocorre no âmbito interno, a gestão de pessoas decide sobre a seleção, a ênfase é na qualidade técnica e o processo é formal na admissão e na socialização. Já na postura ofensiva a admissão ocorre no âmbito externo, o gerente de linha decide sobre a seleção, a ênfase é na cultura organizacional e o processo é informal na admissão e na socialização.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo