Philippe Perrenoud nos diz: A avaliação é uma operação int...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1024101 Pedagogia
Philippe Perrenoud nos diz: A avaliação é uma operação intelectual que tenta situar um indivíduo em um universo de atributos quantitativos ou qualitativos. Diz respeito à epistemologia e à metodologia da “medida”. Isso não deveria nos fazer esquecer que a avaliação é sempre muito mais do que uma “medida”. É uma representação, construída, do valor escolar ou intelectual. Inscreve-se em uma relação social específica que une avaliador e avaliado(s); o que equivale a dizer que não se pode abstrair o conjunto dos vínculos que existem. Equivale, também, a dizer que a avaliação deve ser concebida como um “jogo estratégico” entre agentes que têm interesses distintos, às vezes até opostos. A avaliação pode contrariar os projetos do aluno ou as ambições de sua família. Uma coisa é certa: a avaliação faz parte de uma negociação entre família e escola, na qual os professores e orientadores não são neutros.
Pensando o processo de avaliação em música a partir das reflexões de Perrenoud, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Vamos discorrer sobre o tema da avaliação na educação musical à luz das ideias de Philippe Perrenoud. A avaliação, segundo Perrenoud, vai muito além de uma simples medida. Ela é uma construção representativa do valor escolar ou intelectual de um aluno, e acontece dentro de um contexto de relações sociais entre avaliador e avaliado, incluindo os interesses da família e da escola.

Com base nessas reflexões, a alternativa B é considerada incorreta porque sugere a renúncia às regras da precisão educacional e a adesão a mecanismos de adaptação dos níveis intelectuais e emotivos para eliminar o erro e a frustração. Isso entra em conflito com as ideias de Perrenoud, que enxerga a avaliação como parte de uma negociação e um jogo estratégico, onde não se busca eliminar o erro, mas sim entender seu papel no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.

A avaliação em música, assim como em outras áreas, deve ser compreendida como um processo reflexivo e formativo que leva em conta tanto aspectos objetivos quanto subjetivos da aprendizagem. O erro é parte integrante desse processo e pode ser usado como um recurso pedagógico para promover o crescimento e a aprendizagem do aluno. A alternativa B apresenta uma concepção de avaliação que confere uma visão simplista e unilateral, que não se alinha com a complexidade da avaliação proposta por Perrenoud.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo