Em relação ao processo dieta, microrganismos e cárie, julgue...
O mutano é capaz de aumentar a cariogenicidade do biofilme pela modificação da matriz extracelular, porém não funciona como reserva, pois não pode ser metabolizado depois de produzido.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CORRETO
- O mutano é uma substância polimérica produzida por algumas espécies de Streptococcus mutans, uma das principais bactérias associadas à cárie dentária.
- Ele pertence a uma classe de compostos chamados polissacarídeos extracelulares, e tem um papel crucial na cariogenicidade do biofilme dentário.
- O mutano é responsável por aumentar a cariogenicidade do biofilme dental. Ele contribui para a formação e a adesão das bactérias ao esmalte dentário, aumentando a capacidade do biofilme de reter nutrientes, particularmente açúcares fermentáveis, que são convertidos em ácidos pelas bactérias.
- O mutano modifica a matriz extracelular do biofilme, tornando-a mais pegajosa e favorecendo a adhesão bacteriana. Isso cria um ambiente onde o biofilme é mais resistente à remoção por escovação
Logo, o mutano é capaz de aumentar a cariogenicidade do biofilme pela modificação da matriz extracelular, porém não funciona como reserva, pois não pode ser metabolizado depois de produzido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo