Há cinco níveis do processo de avaliação de Retorno do Inve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465758 Gestão de Pessoas
Há cinco níveis do processo de avaliação de Retorno do Investimento em Treinamentos. Aquele que gera análise do comportamento antes do processo de capacitação, é chamado de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O modelo de Phillips (2003) baseou-se no modelo de quatro níveis de Kirkpatrick. Este modelo é composto por cinco níveis de avaliação. Nível 1 — Reação e planejamento de ação: No programa de treinamento, a satisfação dos participantes é medida juntamente com uma lista de como eles planejam aplicar o que aprenderam. Nível 2 — Aprendizado: O foco deste nível está em medir o que os participantes aprenderam durante o programa. Nível 3 — Aplicação no trabalho: Neste nível de avaliação, são utilizados vários métodos de acompanhamento, para determinar se os participantes aplicaram no trabalho o que eles aprenderam. Nível 4 — Resultados empresariais: São medidas focalizadas nos resultados atuais alcançados pelos participantes do programa e se os conhecimentos adquiridos no programa são aplicados com êxito. As medidas citadas são as que incluem produção, qualidade, custos e satisfação do cliente. Embora o programa possa produzir um impacto organizacional mensurável, ainda há uma preocupação em relação aos custos do mesmo. Nível 5 — Retorno do investimento: O objetivo, neste nível, é comparar os benefícios monetários do programa com os custos do mesmo. O retorno do investimento pode ser apresentado de diversas maneiras, mas normalmente ele é apresentado como porcentagem ou relação de custo benefício. 

Apenas reorganizando o excelente comentário da colega Flávia:


O modelo de Phillips (2003) baseou-se no modelo de quatro níveis de Kirkpatrick. Este modelo é composto por cinco níveis de avaliação.


Nível 1 — Reação e planejamento de ação: No programa de treinamento, a satisfação dos participantes é medida juntamente com uma lista de como eles planejam aplicar o que aprenderam.


Nível 2 — Aprendizado: O foco deste nível está em medir o que os participantes aprenderam durante o programa.


Nível 3 — Aplicação no trabalho: Neste nível de avaliação, são utilizados vários métodos de acompanhamento, para determinar se os participantes aplicaram no trabalho o que eles aprenderam.


Nível 4 — Resultados empresariais: São medidas focalizadas nos resultados atuais alcançados pelos participantes do programa e se os conhecimentos adquiridos no programa são aplicados com êxito. As medidas citadas são as que incluem produção, qualidade, custos e satisfação do cliente. Embora o programa possa produzir um impacto organizacional mensurável, ainda há uma preocupação em relação aos custos do mesmo.


Nível 5 — Retorno do investimento: O objetivo,neste nível, é comparar os benefícios monetários do programa com os custos do mesmo. O retorno do investimento pode ser apresentado de diversas maneiras, mas normalmente ele é apresentado como porcentagem ou relação de custo benefício.


Gabarito: E



Modelo de Avaliação de Kirkpatrick (1959):

Baseado em quatro níveis, permanece atual e desafiador. No livro “Como implementar os quatro níveis de avaliação de treinamento de equipes: um guia prático”, o autor e seu filho James detalham as possibilidades de utilização do modelo e as implicações decorrentes, além de fornecerem exemplos de ferramentas úteis para a aplicação dos quatro níveis em avaliação de treinamento.

Nível 1, “Reação”, avalia a reação dos participantes no programa;

Nível 2, “Aprendizagem”, mede o aumento do conhecimento; o

Nível 3, “Comportamento”, estima o grau de aprendizagem aplicada ao trabalho;

Nível 4, “Resultados”, mensura o efeito prático do treinamento no negócio.

Além do citado pelos colegas, Philips apresenta estes outros cinco níveis do processo de avaliação do ROI em treinamento, sendo:

 Nível 1 - Reação & Ação Planejada: medidas de satisfação do participante com o programa e capturas de ações planejadas;

 Nível 2 - Aprendizado: medidas de mudanças em conhecimento, habilidade e atitude;

 Nível 3 - Aplicação e Implementação: análise do comportamento antes do processo de capacitação;

 Nível 4 - Mudanças de Capturas de Impacto: análise dos impactos no trabalho;

 Nível 5 - Retorno sobre o Investimento: compara o programa benefícios monetários com as despesas de programa.

Fonte: http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg5/anais/T8_0117_0485.pdf



O que se enquadra na questão é o modelo de Phillips (1997), citado pela Cynthia Nakamae!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo