No que se refere à sentença no processo civil, analise os it...
I – A desistência da ação pode ser apresentada até a sentença, salvo em se tratando de mandado de segurança, cuja desistência é cabível inclusive após a decisão de mérito. II – O Novo Código de Processo Civil não permite o exercício do juízo de retratação em recurso de apelação interposto contra decisão meramente terminativa. III – A extinção do processo por abandono da causa pelo autor depende de requerimento do réu, salvo se ainda não tiver sido oferecida contestação.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (21)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tema 530 STF
É lícito ao impetrante desistir da ação de mandado de segurança, independentemente de aquiescência da autoridade apontada como coatora ou da entidade estatal interessada ou, ainda, quando for o caso, dos litisconsortes passivos necessários, a qualquer momento antes do término do julgamento, mesmo após eventual sentença concessiva do ‘writ’ constitucional, não se aplicando, em tal hipótese, a norma inscrita no art. 267, § 4º, do CPC/1973.
Art. 485 § 6º Oferecida a contestação, a extinção do processo por abandono da causa pelo autor depende de requerimento do réu.
Art. 331. Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 5 (cinco) dias, retratar-se.
Art. 485. O juiz não resolverá o mérito quando:
I - indeferir a petição inicial;
De acordo com o artigo 485 do CPC/2015, a parte pode desistir até a prolação da sentença e se apresentada contestação, a desistência só ocorrerá com o consentimento do réu.
Gab. D
Desistir SEM consentimento do réu = CONTESTAÇÃO
Desistir COM consentimento do réu = SENTENÇA
Pedido SEM consentimento = CITAÇÃO
Pedido COM consentimento = SANEAMENTO
Gabarito: Letra D.
Comentários:
Item I = "O impetrante pode desistir do mandado de segurança, a qualquer momento, mesmo após decisão que lhe seja favorável, e independentemente da aquiescência da autoridade coatora." (fonte: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tj-rs/1308039263)
Item II = Conforme disposto no art. 485, §7º, CPC/2015, interposta a apelação em qualquer dos casos nos quais o juiz não resolve o mérito, cabe retratação no prazo de 5 (cinco) dias.
Item III = Conforme disposto no art. 485, §6º, CPC/2015, oferecida a contestação, a extinção do processo por abandono da causa pelo autor depende de requerimento do réu.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo