No que se refere aos tópicos de Direito Penal, analise os it...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088194 Direito Penal
No que se refere aos tópicos de Direito Penal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I - Lei excepcional, por ter ultratividade, pode ser aplicada a fatos praticados durante sua vigência mesmo após sua revogação. II – No tocante ao tempo do crime, o Código Penal brasileiro adotou a teoria da atividade, que o considera como o momento da conduta comissiva ou omissiva. III – O princípio da legalidade tem como fundamento o princípio nullum crimen, nulla poena sine praevia lege
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: E

Todos os itens estão corretos.

NULLUM CRIMEN, NULLA POENA SINE PREVIA LEGE. 

"Não há crime, nem pena, sem prévia lei"

ADENDO

Lei excepcional ou temporária

I ) Lei excepcional (temporária em sentido amplo) : enquanto perdurar o período de anormalidade social.

II ) Lei temporária (temporária em sentido estrito) :  possui prazo determinado.

  • não existe abolitio nesses casos; ambas ultra-agem.
  • ambas possuem autorrevogabilidade.

*obs: Zaffaroni faz parte de doutrina minoritária que considera essas leis inconstitucionais,  com base de que a CF  não excepciona essa possibilidade de retroatividade maléfica (“a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu”).   (Doutrina majoritária afirma que é uma hipótese de ultratividade,  e não retroatividade.) 

GABARITO: E

Características:

1)   A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência, mesmo que ainda não tenha sido instaurada a ação penal. (recorrente em prova)

2) Não ocorre abolitio criminis. As duas são ultrativas - mesmo após o decurso do seu tempo (sua autorrevogação), as pessoas que praticaram crimes na sua vigência poderão, ainda assim, serem punidas com base nelas.

3) Não é permitido a aplicação mista das lei, por força do princípio da ponderação Unitária

4)    A ultratividade vale para o CP e para o Código Penal Militar.

 

Questões:

 

CESPE – STM – Analista - A lei penal militar excepcional ou temporária possui disciplinamento diverso do contido no Código Penal (CP) comum, uma vez que preconiza, de forma expressa, a ultratividade da norma e impõe a incidência da retroatividade da lei penal mais benigna. ( ERRADO)

 

Questão VUNESP - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, _(1)_________ . A lei excepcional ou temporária, _____(2)_______. Complete as lacunas: RESPOSTA: (1) ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado …(2) embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência

lei excepcional ou temporária (Art. 3°, CP)

Características:

autorrevogabilidade: serão consideradas revogadas quando findado o prazo de vigência( leis temporárias) ou cessada a situação de anormalidade/ emergência( lei excepcional).

ulta-atividade: alcançam os FATOS PRATICADOS EM SUA VIGÊNCIA, ainda que seu PRAZO tenha findado.

obs: O BRASIL ADOTA A TEORIA DA ATIVIDADE . (Art. 4°,CP)

concurso pra padre?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo