No que se refere aos tópicos de Direito Penal, analise os it...
I - Lei excepcional, por ter ultratividade, pode ser aplicada a fatos praticados durante sua vigência mesmo após sua revogação. II – No tocante ao tempo do crime, o Código Penal brasileiro adotou a teoria da atividade, que o considera como o momento da conduta comissiva ou omissiva. III – O princípio da legalidade tem como fundamento o princípio nullum crimen, nulla poena sine praevia lege.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E
Todos os itens estão corretos.
NULLUM CRIMEN, NULLA POENA SINE PREVIA LEGE.
"Não há crime, nem pena, sem prévia lei"
ADENDO
Lei excepcional ou temporária
I ) Lei excepcional (temporária em sentido amplo) : enquanto perdurar o período de anormalidade social.
II ) Lei temporária (temporária em sentido estrito) : possui prazo determinado.
- não existe abolitio nesses casos; ambas ultra-agem.
- ambas possuem autorrevogabilidade.
*obs: Zaffaroni faz parte de doutrina minoritária que considera essas leis inconstitucionais, com base de que a CF não excepciona essa possibilidade de retroatividade maléfica (“a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu”). (Doutrina majoritária afirma que é uma hipótese de ultratividade, e não retroatividade.)
GABARITO: E
Características:
1) A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência, mesmo que ainda não tenha sido instaurada a ação penal. (recorrente em prova)
2) Não ocorre abolitio criminis. As duas são ultrativas - mesmo após o decurso do seu tempo (sua autorrevogação), as pessoas que praticaram crimes na sua vigência poderão, ainda assim, serem punidas com base nelas.
3) Não é permitido a aplicação mista das lei, por força do princípio da ponderação Unitária
4) A ultratividade vale para o CP e para o Código Penal Militar.
Questões:
CESPE – STM – Analista - A lei penal militar excepcional ou temporária possui disciplinamento diverso do contido no Código Penal (CP) comum, uma vez que preconiza, de forma expressa, a ultratividade da norma e impõe a incidência da retroatividade da lei penal mais benigna. ( ERRADO)
Questão VUNESP - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, _(1)_________ . A lei excepcional ou temporária, _____(2)_______. Complete as lacunas: RESPOSTA: (1) ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado …(2) embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência
lei excepcional ou temporária (Art. 3°, CP)
Características:
autorrevogabilidade: serão consideradas revogadas quando findado o prazo de vigência( leis temporárias) ou cessada a situação de anormalidade/ emergência( lei excepcional).
ulta-atividade: alcançam os FATOS PRATICADOS EM SUA VIGÊNCIA, ainda que seu PRAZO tenha findado.
obs: O BRASIL ADOTA A TEORIA DA ATIVIDADE . (Art. 4°,CP)
concurso pra padre?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo