Leia o fragmento a seguir. A pesquisa psicopatológica tem i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318919 Psiquiatria
Leia o fragmento a seguir.
A pesquisa psicopatológica tem identificado historicamente quão penetrante é a influência da afetividade sobre toda a vida mental, normal e patológica. A atenção é captada, dirigida, desviada ou concentrada em função do valor afetivo de determinado estímulo; a vivência do tempo oscila segundo o colorido afetivo do estado emocional no qual estamos; a memória é altamente detalhada ou muito pobre dependendo do significado afetivo dos fatos ocorridos; a sensopercepção pode se alterar em função de estados afetivos intensos, desencadeando, inclusive, alucinações em pessoas com psicoses. Nossos pensamentos e decisões tendem a seguir os imperativos de emoções e sentimentos, sejam eles conscientes, sejam não conscientes.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2019.

A influência que a vida afetiva, sobretudo o estado de humor (mas também as emoções, os sentimentos e as paixões), exerce constantemente sobre as demais funções psíquicas é conhecida como
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa D catatimia.

O psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler (1857-1939) denominou catatimia a importante influência que a vida afetiva, sobretudo o estado de humor (mas também as emoções, os sentimentos e as paixões), exerce constantemente sobre as demais funções psíquicas (Bleuler, 1942).

Marquei errado porque lembrei das ilusões catatímicas da depressão, achei que necessariamente eram influências ruins.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo