A abordagem humanística desencadeou um desafio às organizaçõ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a B.
A Teoria das Relações Humanas surgiu como uma resposta às limitações das abordagens clássicas da administração, que focavam quase que exclusivamente na eficiência e na estrutura organizacional, deixando de lado o fator humano. Essa teoria começou a ganhar força na década de 1920, especialmente após os famosos Experimentos de Hawthorne, conduzidos por Elton Mayo e seus colaboradores.
Vamos entender melhor a alternativa correta e o contexto:
A alternativa B menciona o homem social, motivado por necessidades sociais e que deseja relacionamentos compensadores no local de trabalho. Essa ideia é central na Teoria das Relações Humanas, que enfatiza a importância de fatores como a satisfação no trabalho, a moral dos trabalhadores e a dinâmica de grupo para a produtividade e o clima organizacional.
Essa abordagem propôs que os administradores passassem a se preocupar mais com o bem-estar emocional e social dos seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho mais harmonioso e motivador. A teoria sugere que as pessoas não são apenas motivadas por necessidades econômicas (como propõe a Teoria Clássica), mas também por relações sociais e pelo reconhecimento de seus pares.
Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Propõe a abordagem do homem racional e necessidades econômicas. Essa visão está mais alinhada com a Teoria Clássica da Administração, que vê o trabalhador como um ser motivado principalmente por incentivos monetários.
C - Fala do Efeito Hawthorne, que é um aspecto importante da Teoria das Relações Humanas, mas esta alternativa não preenche corretamente a lacuna porque se foca em otimização de produção visando lucro, o que se alinha mais com teorias clássicas.
D - Introduz o conceito do homem complexo, o que remete a uma visão mais contemporânea da administração, como a Teoria Comportamental ou a Teoria Contingencial. Não reflete a essência da Teoria das Relações Humanas dos anos 1920.
E - Refere-se à Teoria Contingencial, que sugere que não há uma única melhor maneira de administrar, mas que a melhor abordagem depende das circunstâncias. Isso é mais recente e não corresponde ao período e contexto da Teoria das Relações Humanas.
Portanto, a alternativa que corretamente preenche a lacuna e está de acordo com a Teoria das Relações Humanas é mesmo a B.
Espero ter ajudado a esclarecer o tema e a lógica por trás da escolha da alternativa correta. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ABORDAGEM CLÁSSICA= HOMEM ECONÔMICO
ABORDAGEM HUMANISTA= HOMEM SOCIAL
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA/BUROCRÁTICA= HOMEM ORGANIZACIONAL
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL= HOMEM ADMINISTRATIVO
TEORIA DOS SISTEMAS= HOMEM FUNCIONAL
TEORIA CONTIGENCIAL= HOMEM COMPLEXO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo