No item a seguir é apresentada uma situação hipotética segui...
Um servidor público, devidamente autorizado, inseriu, em um sistema informatizado previdenciário, informações falsas a respeito dos períodos de contribuição de seu genitor, a fim de que este alcançasse o benefício de aposentadoria. Nessa situação, o servidor público praticou delito de inserção de dados falsos em sistema de informações, que é crime formal e se consuma independentemente da obtenção da vantagem indevida pretendida.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
Inserção de dados falsos em sistema de informações
Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: )
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000))
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa
Quem pratica a conduta típica de 'Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente
certo! crime de prevaricação
CERTO...
Um exemplo menor: exclusão de multas legítimas. Um servidor remove multas de trânsito registradas corretamente no sistema para beneficiar um amigo ou familiar.
CERTO...
Um exemplo menor: exclusão de multas legítimas. Um servidor remove multas de trânsito registradas corretamente no sistema para beneficiar um amigo ou familiar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo