A respeito de procedimentos de segurança de dignitários, da ...
Considere que determinado dignitário de baixíssimo risco esteja sendo escoltado, enquanto se locomove do órgão onde trabalha para seu automóvel, por apenas um agente, que caminha atrás e à direita da autoridade. Nesse caso, se sobrevier uma emergência, o agente deverá empurrar o dignitário para o seu lado dominante, com a sua “mão forte”, e neutralizar o perigo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: E
"Considere que determinado dignitário de baixíssimo risco esteja sendo escoltado, enquanto se locomove do órgão onde trabalha para seu automóvel, por apenas um agente, que caminha atrás e à direita da autoridade. Nesse caso, se sobrevier uma emergência, o agente deverá empurrar o dignitário para o seu lado dominante, com a sua “mão forte”, e neutralizar o perigo."
Considerações sobre ''mão forte'' e ''mão fraca'':
- Considerando que temos uma mão mais hábil (somos, normalmente, destros ou canhotos) usar sempre a “mão fraca” (a que não é dominante) para manejar os equipamentos de rádio e PTT, pois o agente deve sempre deixar a “mão forte” livre, para poder sacar a arma e atirar, se necessário.
- Sendo necessário, o agente, com a “mão fraca” (e não com a mão forte, como mencionado na questão), deve empurrar o dignitário para TRÁS de si (e não para o lado dominante), ficando entre o protegido e o agressor, assim poderá sacar sua arma com a com a mão forte, momento em que tentará retirar-se com o dignitário do ambiente hostil.
Lembrando que nas saídas (de hotel, restaurante, do gabinete, etc.), o agente precisa examinar rapidamente a retaguarda, segue à frente do segurado e olha o ambiente de um lado e de outro, analisando o cenário e antevendo eventuais agressões.
De acordo com as aulas do prof. Alexandre Herculano, este procedimento, ao meu ver, não seria o mais adequado. No caso em tela, o procedimento mais correto seria remover o dignitário para uma zona segura previamente identificada. Lembrando que de acordo com os critérios de proteção de dignitários temos que optar pela procedimento mais simples para o mais complexo, priorizando sempre a segurança do dignitário e execução do módulo básico de segurança que consiste em: PROTEGER I REMOVER e por último REAGIR.
De um modo geral, normalmente, o agente irá posicionar-se atrás do dignitário e à direita deste, executando os seguintes procedimentos: - se estiver usando rádio, manter a tecla de comunicação (“PTT”) na “mão fraca”; - se advier uma emergência, empurrar o dignitário com a “mão fraca”, afastando o do perigo; o agente deve de deixar a “mão forte” sempre livre, para poder sacar e atirar se necessário;
- Segurança de Dignitários, Prof Vinicius Cavalcanti.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo