A respeito de procedimentos de segurança de dignitários, da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3257602 Segurança e Transporte
A respeito de procedimentos de segurança de dignitários, da identificação de ameaças, de procedimentos emergenciais, da análise de risco, de princípios gerais de uso da força e de defesa pessoal, julgue o item subsequente.

Considere que determinado dignitário de baixíssimo risco esteja sendo escoltado, enquanto se locomove do órgão onde trabalha para seu automóvel, por apenas um agente, que caminha atrás e à direita da autoridade. Nesse caso, se sobrevier uma emergência, o agente deverá empurrar o dignitário para o seu lado dominante, com a sua “mão forte”, e neutralizar o perigo. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: E

"Considere que determinado dignitário de baixíssimo risco esteja sendo escoltado, enquanto se locomove do órgão onde trabalha para seu automóvel, por apenas um agente, que caminha atrás e à direita da autoridade. Nesse caso, se sobrevier uma emergência, o agente deverá empurrar o dignitário para o seu lado dominante, com a sua “mão forte”, e neutralizar o perigo."

Considerações sobre ''mão forte'' e ''mão fraca'':

  • Considerando que temos uma mão mais hábil (somos, normalmente, destros ou canhotos) usar sempre a “mão fraca” (a que não é dominante) para manejar os equipamentos de rádio e PTT, pois o agente deve sempre deixar a “mão forte” livre, para poder sacar a arma e atirar, se necessário.

  • Sendo necessário, o agente, com a “mão fraca” (e não com a mão forte, como mencionado na questão), deve empurrar o dignitário para TRÁS de si (e não para o lado dominante), ficando entre o protegido e o agressor, assim poderá sacar sua arma com a com a mão forte, momento em que tentará retirar-se com o dignitário do ambiente hostil.

Lembrando que nas saídas (de hotel, restaurante, do gabinete, etc.), o agente precisa examinar rapidamente a retaguarda, segue à frente do segurado e olha o ambiente de um lado e de outro, analisando o cenário e antevendo eventuais agressões.

De acordo com as aulas do prof. Alexandre Herculano, este procedimento, ao meu ver, não seria o mais adequado. No caso em tela, o procedimento mais correto seria remover o dignitário para uma zona segura previamente identificada. Lembrando que de acordo com os critérios de proteção de dignitários temos que optar pela procedimento mais simples para o mais complexo, priorizando sempre a segurança do dignitário e execução do módulo básico de segurança que consiste em: PROTEGER I REMOVER e por último REAGIR.

De um modo geral, normalmente, o agente irá posicionar-se atrás do dignitário e à direita deste, executando os seguintes procedimentos: - se estiver usando rádio, manter a tecla de comunicação (“PTT”) na “mão fraca”; - se advier uma emergência, empurrar o dignitário com a “mão fraca”, afastando o do perigo; o agente deve de deixar a “mão forte” sempre livre, para poder sacar e atirar se necessário; 

  • Segurança de Dignitários, Prof Vinicius Cavalcanti.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo