De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Músico |
Q2234585 Direito Administrativo
De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992), a Lei do Processo Administrativo Federal (Lei n.º 9.784/1999) e a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei n.º 14.133/2021), julgue o item seguinte.
Nos termos da Lei de Improbidade Administrativa, é facultado à autoridade que se deparar com indícios de atos de improbidade administrativa fazer representação ao Ministério Público.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata de disposição da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992).

O artigo 7º da referida Lei determina que se houver indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos representará ao Ministério Público competente, para as providências necessárias.

Vemos, então, que diante de indícios de improbidade é obrigatório que a autoridade que conhecer dos fatos represente ao Ministério Público, não é facultativo, de modo que é incorreta a afirmativa da questão.

Gabarito do professor: errado. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acho que o problema está neste "facultado"

Art. 7º Se houver indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos representará ao Ministério Público competente, para as providências necessárias.  

É um dever e não uma faculdade!

Gab: E

LIA (Lei 8.429)

Art. 7º Se houver indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos representará ao Ministério Público competente, para as providências necessárias.

trata-se de dever de agir, parecido com o poder-dever de agir que a gente vê nos Poderes Administrativos

O item está correto porque está de acordo com o que está previsto na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992). Segundo essa lei, qualquer pessoa, inclusive a própria autoridade que se deparar com manifestações de atos de improbidade administrativa, tem a faculdade de fazer representação ao Ministério Público. Essa representação é uma forma de comunicar ao órgão responsável pela fiscalização e pelo combate à improbidade administrativa sobre os processos criminais, para que sejam tomadas as medidas necessárias. Portanto, a lei confere essa prerrogativa tanto às autoridades quanto a outras pessoas que tenham conhecimento de irregularidades nesse sentido.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo