Considerando os princípios, teorias e normas contábeis aplic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q691012 Contabilidade Geral
Considerando os princípios, teorias e normas contábeis aplicáveis no Brasil, julgue o item subsequente.

Um evento que altera de forma qualitativa, mas não monetária, o patrimônio de uma entidade é um fato administrativo, mas não um fato contábil.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão exige do candidato conhecimentos sobre os fatos contábeis.

Os fatos contábeis ou administrativos são aqueles que promovem alteração no patrimônio de uma entidade, qualitativa ou quantitativamente. Dividem-se em fatos permutativos, modificativos e mistos.

O evento que altera de forma qualitativa o patrimônio de uma entidade é chamado de fato permutativo, pois envolve apenas permutas ou trocas entre os bens patrimoniais, sem alterar o valor do patrimônio, ou seja, sem alterar a situação liquida patrimonial.


Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito ERRADO

Na verdade será sim um fato contábil, já que repercute no patrimonio, o fato contábil conta com 3 tipos:

Permutativos, Qualitativos ou Compensativos: é o evento que nao altera o patrimônio, apenas a composição das contas, ou seja, há permuta entre os elementos do ativo/passivo/pl.

Modificativos ou Quantitativos: é o evento que altera a patrimônio, receita ou despesa

Mistos ou Compostos: é o evento que envolve duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita ou despesa.

bons estudos

Gabarito: ERRADO

 

A questão está errada, pois o fato contábil é tudo que provoca uma modificação QUALITATIVA e/ou quantitativa no patrimônio da entidade, sendo assim, objeto de contabilização, por meio de uma conta patrimonial ou de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Os fatos contábeis podem ser permutativos, modificativos ou mistos.

 

Fonte: Livro Contabilidade 3D - Sergio Adriano

Repercurtiu no patrimonio é fato contabil sim ....

Gabarito: Errado. 

Um fato administrativo é todo fato que possui expressão monetária, valor economico e capacidade de influir no patrimonio. 

Os fatos administrativos são classificados em: 

Fatos permutativos: esse tipo de fato não altera o Patrimonio liquido de forma quantitativa, somente qualitativa. (gabarito da questão).

Fatos modificativos: São os fato que alteram o PL, podendo ser ainda classificados em aumentativos ou diminutivos (quando alteram quantitativamente).

Fatos mistos: Fatos contabeis mistos, é uma fusão dos 2 anteriores, alterando o PL de maneira qualitativa e quantitativa. 

É precisa tambem diferenciar a ato administrativo e fato administrativo (contabil). 

Um ato administrativo é aquilo que ainda está no interno do agente, ainda nao foi exteriorizado. (foi assim que eu entendi e aprendi a diferenciar), portanto, se a empresa desejar comprar um carro, isso é um ato administrativo, pois o querer nao afeta o patrimonio.

ATOS SÃO CONTROLADOS.

FATOS SÃO REGISTRADOS.

Um fato administrativo, demanda um exteriozação para o mundo externo, portanto, quando a entidade de fato retirar dinheiro do caixa e compra um veiculo, ocorreu alteração do patrimonio, portanto, isso é um fato contabil, pois afetou o patromonio da entidade. 

Pode ainda ocorrer fatos administrativos que, embora nao decorram da vontade da entidade afetam o patrominio, como enchentes, greves, falta de energia.(eu associei com casos de natureza fortuita e força maior).

GABARITO ERRADO

 

Todo fato administrativo é fato contábil, mas nem todo fato contábil é administrativo.

 

Ex: o incêndio provoca a perda de mercadorias, repercutindo negativamente no patrimônio. Esse fato, entretanto, não é administrativo (não surgiu da iniciativa da administração), mas é contábil (alterou o PL).

 

Fato administrativo: decorre de atividades da gestão.

Fato contábil: pode ou não decorrer de atividades da gestão.

 

 

 

FONTE: Ricardo Ferreira. Contabilidade Básica. 2017. pg. 203.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo