Considerando os princípios, teorias e normas contábeis aplic...
Um evento que altera de forma qualitativa, mas não monetária, o patrimônio de uma entidade é um fato administrativo, mas não um fato contábil.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (47)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito ERRADO
Na verdade será sim um fato contábil, já que repercute no patrimonio, o fato contábil conta com 3 tipos:
Permutativos, Qualitativos ou Compensativos: é o evento que nao altera o patrimônio, apenas a composição das contas, ou seja, há permuta entre os elementos do ativo/passivo/pl.
Modificativos ou Quantitativos: é o evento que altera a patrimônio, receita ou despesa
Mistos ou Compostos: é o evento que envolve duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita ou despesa.
bons estudos
Gabarito: ERRADO
A questão está errada, pois o fato contábil é tudo que provoca uma modificação QUALITATIVA e/ou quantitativa no patrimônio da entidade, sendo assim, objeto de contabilização, por meio de uma conta patrimonial ou de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Os fatos contábeis podem ser permutativos, modificativos ou mistos.
Fonte: Livro Contabilidade 3D - Sergio Adriano
Repercurtiu no patrimonio é fato contabil sim ....
Gabarito: Errado.
Um fato administrativo é todo fato que possui expressão monetária, valor economico e capacidade de influir no patrimonio.
Os fatos administrativos são classificados em:
Fatos permutativos: esse tipo de fato não altera o Patrimonio liquido de forma quantitativa, somente qualitativa. (gabarito da questão).
Fatos modificativos: São os fato que alteram o PL, podendo ser ainda classificados em aumentativos ou diminutivos (quando alteram quantitativamente).
Fatos mistos: Fatos contabeis mistos, é uma fusão dos 2 anteriores, alterando o PL de maneira qualitativa e quantitativa.
É precisa tambem diferenciar a ato administrativo e fato administrativo (contabil).
Um ato administrativo é aquilo que ainda está no interno do agente, ainda nao foi exteriorizado. (foi assim que eu entendi e aprendi a diferenciar), portanto, se a empresa desejar comprar um carro, isso é um ato administrativo, pois o querer nao afeta o patrimonio.
ATOS SÃO CONTROLADOS.
FATOS SÃO REGISTRADOS.
Um fato administrativo, demanda um exteriozação para o mundo externo, portanto, quando a entidade de fato retirar dinheiro do caixa e compra um veiculo, ocorreu alteração do patrimonio, portanto, isso é um fato contabil, pois afetou o patromonio da entidade.
Pode ainda ocorrer fatos administrativos que, embora nao decorram da vontade da entidade afetam o patrominio, como enchentes, greves, falta de energia.(eu associei com casos de natureza fortuita e força maior).
GABARITO ERRADO
Todo fato administrativo é fato contábil, mas nem todo fato contábil é administrativo.
Ex: o incêndio provoca a perda de mercadorias, repercutindo negativamente no patrimônio. Esse fato, entretanto, não é administrativo (não surgiu da iniciativa da administração), mas é contábil (alterou o PL).
Fato administrativo: decorre de atividades da gestão.
Fato contábil: pode ou não decorrer de atividades da gestão.
FONTE: Ricardo Ferreira. Contabilidade Básica. 2017. pg. 203.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo