Em uma turma de 40 alunos, 10 deles, numa escala de qualifi...
Em uma turma de 40 alunos, 10 deles, numa escala de qualificações representada por notas que variam de 0 (zero) a 10,0 (dez), obtém-se a qualificação expressa pela nota 7,0 ou mais. Com os outros 30 (75%) obtêm qualificações abaixo de 7,0, chegando a 0 (zero). (Fragmento adaptado: LUCKESI, 2018, p. 202).
Avalie as afirmações sobre o que revelam os dados apresentados no texto acima.
I - A expressão estatística - 75% - se refere à qualidade da aprendizagem individual do aluno.
II - A avaliação do desempenho da turma de estudantes marca o início da avaliação de larga escala.
III - A análise da turma de estudantes está para além daqueles que aprenderam individualmente.
IV - A qualidade satisfatória do desempenho dos alunos está configurada nos dados estatísticos da turma.
Está correto apenas o que se afirma em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - II e III.
Para resolver essa questão, é necessário entender o conceito e a função da avaliação educacional e como ela pode ser interpretada em diferentes escalas - individual e coletiva. A avaliação educacional é uma prática que busca compreender a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, fornecendo informações sobre o desempenho dos estudantes e contribuindo para a tomada de decisões pedagógicas.
Vamos começar pela afirmação I: "A expressão estatística - 75% - se refere à qualidade da aprendizagem individual do aluno." Isso não é correto, pois o percentual mencionado se refere ao grupo de alunos e não a um aluno individualmente, desta forma, não podemos tomar essa estatística como representativa da qualidade da aprendizagem de um único estudante.
Em relação à afirmação II: "A avaliação do desempenho da turma de estudantes marca o início da avaliação de larga escala." Isso está correto, pois analisar um grupo maior de estudantes e suas notas pode ser o primeiro passo para entender questões mais amplas no sistema educacional, indo além da sala de aula e podendo influenciar políticas e práticas educacionais em um contexto mais extenso.
Quanto à afirmação III: "A análise da turma de estudantes está para além daqueles que aprenderam individualmente." Isso também está correto, pois quando analisamos dados de uma turma inteira, estamos considerando o desempenho coletivo e não apenas os casos individuais de sucesso ou dificuldade na aprendizagem.
Por fim, a afirmação IV: "A qualidade satisfatória do desempenho dos alunos está configurada nos dados estatísticos da turma." Não podemos afirmar que a qualidade do desempenho é satisfatória baseando-nos apenas nos dados estatísticos apresentados, pois eles não nos dizem o suficiente sobre os processos de ensino e aprendizagem ou outros fatores impactantes na qualidade educacional.
Portanto, as afirmações II e III são corretas e refletem a intenção da avaliação educacional de olhar além da aprendizagem individual para compreender o contexto mais amplo em que a aprendizagem ocorre, marcando o aspecto de avaliação em larga escala e considerando a turma como um todo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B- II e III
avaliação em larga escala: Trata-se de uma avaliação mais próxima do professor ou da professora, cujos resultados podem ser divulgados tanto por meio de uma escala de proficiência, que permita comparações ao longo do tempo, como a partir de percentuais de acerto, desde o nível da rede até o do estudante.
Letra B, Luckesi define a avaliação como inclusiva que deve levar o aluno a dar um passo na sua aprendizagem é um juízo de qualidade ato amoroso. Vamos analisar o contexto da questão.
Em uma turma de 40 alunos, 10 deles, numa escala de qualificações representada por notas que variam de 0 (zero) a 10,0 (dez), obtém-se a qualificação expressa pela nota 7,0 ou mais. Com os outros 30 (75%) obtêm qualificações abaixo de 7,0, chegando a 0 (zero). (Fragmento adaptado: LUCKESI, 2018, p. 202). O que podemos observar que a única coisa importante aqui é a nota, algo está errado já que apenas 10% da turma alcançou a nota proposta e a nota não é qualitativa é apenas para classificar. Observamos aqui uma generalização da nota. Vamos responder a assertiva a seguir de acordo com o enunciado acima.
I. A avaliação diagnóstica permite ao educador verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula, bem como identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. Errado, de acordo com o contexto acima há apenas quantificação o educador não consegue nesse contexto indentificar as dificuldades dos alunos.
II. A avaliação somativa permite verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou, por meio da atribuição de notas, o que favorece a comparação de resultados obtidos entre os alunos, permitindo fazer uma classificação dos alunos por notas. Correta o que temos ali é uma avaliação somativa
III. A avaliação da aprendizagem deve ser um momento de reflexão e, por isso, não deve ser estática nem ter caráter classificatório. Ela é, fundamentalmente, o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento e, nesse sentido, o professor precisa desauxiliar o educando durante todo o caminho da aprendizagem. Correta o que acontece no contexto acima é o contrário a nota é dada como algo absoluto e relativo.
Obrigada, Juliana Brasil, suas explicações estão me ajudando muito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo