Pedro, segurado do Regime Geral de Previdên­cia Social...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q426117 Direito Previdenciário
Pedro, segurado do Regime Geral de Previdên­cia Social, faleceu após uma briga em um bar. Três pessoas requereram benefício de pensão por morte, alegando serem dependentes de Pedro: Mario, seu filho, que na data do óbito tinha 30 anos de idade, Armando, pai de Pedro, que na data do óbito tinha 66 anos de idade e era dependente de Pedro, e João, irmão de Pedro, que na data do óbito tinha 22 anos e também era dependente de Pedro. Quem deve­rá ser o beneficiário da pensão por morte cujo instituidor é Pedro?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender quem são os dependentes legais no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e como se dá a concessão da pensão por morte.

Legislação Aplicável: O artigo 16 da Lei nº 8.213/1991 define quem são os dependentes do segurado para fins previdenciários. Eles são divididos em três classes:

  • Primeira Classe: Cônjuge, companheiro(a) e filhos não emancipados, de qualquer condição, menores de 21 anos ou inválidos.
  • Segunda Classe: Pais.
  • Terceira Classe: Irmãos não emancipados, de qualquer condição, menores de 21 anos ou inválidos.

Os dependentes de uma classe superior excluem o direito à pensão dos dependentes das classes subsequentes. Portanto, se houver dependentes da primeira classe, as outras classes não terão direito ao benefício.

Exemplo Prático: Imagine que Maria, segurada do RGPS, falece. Ela tinha um filho inválido e um irmão menor de idade, ambos dependentes financeiramente dela. Apenas o filho inválido, por ser da primeira classe, terá direito à pensão por morte.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa B - Armando está correta. Como Pedro não deixou filhos menores de 21 anos ou inválidos (o filho Mario tem 30 anos), o próximo na linha de dependência são os pais. Armando, o pai de Pedro, é da segunda classe e tinha dependência econômica de Pedro, portanto, ele é o beneficiário da pensão por morte.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Mario: Não é beneficiário porque, apesar de ser filho, ele não se enquadra nos critérios de idade (menor de 21 anos) ou de invalidez, que são requisitos para a primeira classe.

C - João: Não é beneficiário porque, embora seja irmão e dependente, ele pertence à terceira classe. Os dependentes de classes superiores (neste caso, o pai) têm prioridade.

D - Ninguém: Esta alternativa está incorreta, pois há um dependente na segunda classe (o pai, Armando) que é elegível para receber a pensão.

Observação sobre Pegadinhas: Cuidado ao considerar a idade e a condição dos dependentes. A prioridade das classes é crucial na determinação do beneficiário.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

SEGUNDO BALERA E MIZIARA (2014) —  São beneficiários do Regime Geral da Previdência Social na condição de dependentes do segurado (art. 16 do Plano de Benefícios):

  I – o cônjuge, a companheira, o companheiro14 e o filho não emancipado de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; (Redação dada pela Lei n° 12.470, de 2011) (dependentes de 1.a classe ou grau, também chamados preferenciais);

  II – os pais (dependentes de 2.a classe ou grau); ou

  III – o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; (Redação dada pela Lei n° 12.470, de 2011) (dependentes de 3.a classe ou grau)

Poderia ser "ninguém" também porque nada fala sobre declaração deixada por Pedro. Difícil...

Ele não "tem" nenhum dependente filho. Porque são maiores de 21. Aí é como se não tivesse ninguém na I Classe.
Aí vai pra segunda que é o pai.

Questão bem elaborada. Armando, pai de Pedro, que na data do óbito tinha 66 anos de idade e era dependente de Pedro.

gostaria de entender melhor esta resposta,vendo os videos aulas,diz o seguinte:uma classe exclui a outra,

os filhos,sao maiores de 21 anos,a minha resposta foi ninguem.alguem me ajude.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo