Acerca do modelo relacional e da normalização de dados, julg...
O teste para a segunda forma normal envolve verificar se os atributos do lado esquerdo das dependências funcionais são parte da chave primária. Nas dependências funcionais apresentadas na tabela acima, as relações atendem aos requisitos da segunda forma normal.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Opinião:
"Nas dependências funcionais apresentadas na tabela abaixo, as relações atendem aos requisitos da segunda forma normal". A banca não apresentou as relações, e não apresentou outras DF, ou seja, nessas DF as relações estão na 2FN.
Se a banca apresentasse as relações possivelmente diríamos que {NOME,CPF} -> IDADE não seria a única DF, pois sabendo o CPF podemos saber a idade da criatura (já que não precisa do cpf e nome na real para saber os dados. O CPF identifica todos dados da criatura, por isso é muito usado nos BD). {CPF} --> IDADE. Neste caso não estaria na 2FN.
a questão Q52989 traz uma pergunta parecida, porém nesta a banca trouxe mais uma DF que podemos verificar que não seria 3FN.
Complicada mesmo essa questão eu errei.
)-:
A questão está certa, pois para uma relação estar na 2FN é preciso que nenhum atributo não-chave dependa de parte da chave primária. Dessa forma, caso uma relação tenha uma chave primária seja 1 único atributo e esteja na 1FN ela sempre estará na 2FN. Caso a chave seja composta, é necessário analisar.
As relações R2 e R4 possuem chaves compostas. Porém, a questão deixa bem claro que IDADE depende de NOME e de CPF, assim como HORAS depende de CGC, CPF. Ou seja, não existe dependência parcial nessas relações.
Na quarta DF, se CGC é dependente do CPF, não poderia então HORAS pode ser dita como dependente de somente de CPF? Se sim, será que não poderíamos afirmar então que HORAS depende de parte somente da chave, uma vez que ela depende somente de CPF? Bom, se sim, então a resposta seria ERRADO.
Mas... sabe onde essa minha teoria vai por água abaixo? Sabe onde mora a sacanagem da CESPE nela?
O "CPF" na R1 não é o mesmo "CPF" da R4.
Veja a questão http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/a75272a2-77, que também foi desta prova. O CPF da R4 é FUNCIONARIO.CPF, enquanto o da R1 é HOSPEDE.CPF.
Nome, CPF -> Idade
está relacionada à CRIANCA que é uma entidade fraca, chave primária composta pela chave estrangeira de HOSPEDE.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo