Julgue o seguinte item, que tratam de fontes normativas, ban...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465802 Direito do Consumidor

Julgue o seguinte item, que tratam de fontes normativas, bancos de dados e cadastros, práticas comerciais, proteção contratual e sanções administrativas no direito do consumidor, conforme a doutrina de referência, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Nos contratos de financiamento, o consumidor tem direito à liquidação antecipada do débito, de forma total ou parcial, com a respectiva redução proporcional dos juros e demais acréscimos, sendo nula de pleno direito cláusula contratual que disponha de forma contrária.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO CERTO

Art. 52. No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre:

       I - preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional;

       II - montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros;

       III - acréscimos legalmente previstos;

       IV - número e periodicidade das prestações;

       V - soma total a pagar, com e sem financiamento.

§ 1° As multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigações no seu termo não poderão ser superiores a dois por cento do valor da prestação.            

§ 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

Fonte: CDC.

GABARITO: CORRETO

Comentário:

A assertiva apresentada pela banca examinadora, está correta e de acordo com o artigo 52, § 2º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Dito isso, temos que esse dispositivo legal assegura expressamente ao consumidor o direito de efetuar a liquidação antecipada do débito, seja de forma total ou parcial, com a consequente redução proporcional dos juros e demais acréscimos financeiros. 

Em outras palavras, essa norma visa proteger o consumidor de práticas abusivas e garantir que ele não seja penalizado por decidir quitar suas dívidas antes do término do prazo contratual, sendo que qualquer cláusula que proíba ou limite esse direito do consumidor é considerada nula de pleno direito, conforme os princípios de proteção estabelecidos pelo CDC.

Pois não vivi isso na prática ao tentar quitar meu financiamento com a Caixa...pagando todos os meses ou antecipando o débito não há nenhuma redução

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo