O modelo de liderança de Fiedler é uma das primeiras e mais ...
Uma situação favorável ao líder é caracterizada, entre outros aspectos, por:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (29)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) ERRADO. Forte coesão do grupo de liderados – uma forte coesão dos liderados significa que o líder atua pouco, pois seu poder de influência está desfavorável em relação ao grupo.
B) ERRADO. Baixo poder de posição – um baixo poder da posição do líder, implica em uma posição desfavorável do líder sobre o liderado. Isso reflete uma maior autonomia e independência dos liderados.
C) ERRADO. Alta qualificação da equipe – equipes altamente qualificadas são conduzidas de forma mais independente e autônomas, uma vez que, presume-se serem capazes de executar perfeitamente as tarefas.
D) CERTO. Alto grau de estruturação das tarefas – tarefas estruturadas implicam maior atenção do líder. Desse modo, sua presença deve ser mais forte e, assim, possuir foco na execução das tarefas. Com isso, o líder estará em posição mais favorável que o liderado, uma vez que esse liderado deverá cumprir as ordens do líder para que não ocorram erros de execução das tarefas. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.
E) ERRADO. Baixo grau de estruturação das tarefas – ao contrário do que foi explicado anteriormente, tarefas com baixo grau de estruturação exigem liderados mais atuantes e líderes mais liberais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Poder - de posição
Relação - líder-liderados
Estruturação - da tarefa
gab:D
✅Letra D
O Modelo de Fiedler propõe que o desempenho eficaz do grupo depende da combinação apropriada entre o estilo de interagir do líder com seus subordinados e o grau em que a situação dá controle e influência ao líder.
Fiedler dividiu seu modelo em 3 etapas:
Identificando o modelo de liderança: através de um questionário denominado CMTP (Companheiro de Trabalho Menos Preferido, tradução do inglês LPC – Least Prefered Coworker) e composto por 16 adjetivos contrastantes (ex: agradável-desagradavél, eficiente-ineficiente, aberto-fechado) o autor identificava qual o tipo de liderança básico da pessoa. Esta etapa está baseada na suposição do autor de que o estilo de liderança de cada pessoa é único.
Definindo a situação: de acordo com o autor três fatores situacionais chave determinam a eficácia da liderança:
i. Relações líder-membro: o grau de segurança, confiança e respeito que os subordinados têm por seu líder;
ii. Estrutura da tarefa: o grau de procedimentos que as missões de trabalho têm (isto é, estruturadas ou desestruturadas);e
iii. Poder da posição: o grau de influência que o líder tem sobre as variáveis de poder como contratações, demissões, atos disciplinadores, promoções e aumentos de salário.
Cada uma destas variáveis recebe uma avaliação (boa/má, alto/baixo e forte/fraco respectivamente). São então geradas 8 combinações com as diferentes variáveis e as diferentes avaliações.
Combinando os lideres com a situação: nesta etapa combinam-se os estilos de liderança (etapa 1) com a situação em que o líder se encontra (etapa 2). Pesquisas realizadas identificaram os lideres orientado para a tarefa como tendo um melhor desempenho em situações muito favoráveis ou muito desfavoráveis. Lideres orientado para relacionamentos se saiam melhor em situações moderadamente favoráveis.
Fonte: Estratégia Concursos
Link documento: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/main/downloadPDF/?aula=51008
GAB. D
Modelo de Fiedler
Líderes focados nas tarefas - mais eficazes tanto nas situações favoráveis como nas desfavoráveis.
Líderes focados nas pessoas - mais eficazes apenas nas situações intermediárias
D e E se contradizem, logo, a resposta é uma das duas.
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
Modelo de Fiedler:
A noção básica do modelo de Fiedler é a de que se deve identificar o estilo do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança. Fiedler distingue os estilos de liderança em dois: os lideres focados na tarefa (que dariam mais importância aos resultados e metas do que às pessoas) e os líderes focados no relacionamento pessoal (que dariam mais importância às pessoas do que ao alcance das metas).
As situações, pelo autor, teriam três principais elementos: a relação entre o líder e seus subordinados, a estrutura da tarefa (tarefas estruturadas são mais rotineiras e tarefas menos estruturadas são mais ligadas a atividades inovadoras e criativas) e o poder de autoridade do líder. Esses elementos combinados formariam oito dimensões, da mais favorável à mais desfavorável. O que Fiedler descobriu foi que os líderes focados nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas mais desfavoráveis, enquanto os líderes focados nos relacionamentos eram mais eficazes apenas nas situações intermediárias.
A importância de seu trabalho foi não ter se baseado apenas nos estilos de liderança, mas estudado a integração desses estilos de liderança com as diversas situações que os líderes enfrentam nas organizações.
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo