A organização é uma combinação de esforços individuais empre...
Em administração, eficiência é a comparação entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente foi feito, ou seja, quanto mais alto for o grau de realização dos objetivos, mais eficiente será a organização, ao passo que eficácia é a relação entre os resultados alcançados e os recursos que foram empregados, ou seja, quanto mais alto for o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficaz será considerada a organização.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
No tema da questão, estamos falando sobre dois conceitos fundamentais em Administração: eficiência e eficácia. Ambos são critérios de avaliação do desempenho organizacional, mas cada um tem sua própria definição e não devem ser confundidos.
A eficiência está relacionada com os meios, ou seja, com o uso dos recursos da organização. Ser eficiente significa fazer as coisas da maneira correta, aproveitando os recursos da melhor forma possível e minimizando o desperdício. Se falamos que uma organização é eficiente, estamos dizendo que ela usa os seus recursos (humanos, financeiros, materiais, etc.) de maneira econômica para alcançar os seus objetivos. Em termos simples, eficiência é "fazer certo as coisas".
Por outro lado, a eficácia está relacionada com os fins, com a capacidade de atingir os objetivos ou resultados pretendidos, independentemente dos recursos que foram utilizados. Uma organização é eficaz quando consegue realizar seus objetivos. Em outras palavras, eficácia é "fazer as coisas certas".
A confusão na questão apresentada é que ela inverte as definições de eficiência e eficácia. Portanto, a alternativa está errada porque a eficiência está corretamente relacionada à relação entre o alcançado e os recursos utilizados (produtividade e economia), enquanto a eficácia deveria ser definida como o grau de realização dos objetivos, ou seja, o quanto efetivamente se conseguiu fazer o que se pretendia.
Para entender esses conceitos, é importante lembrar que você pode ser eficiente sem ser eficaz, e vice-versa. Por exemplo, uma organização pode ser muito econômica no uso de seus recursos (eficiente), mas se não alcançar seus objetivos, não é eficaz. Por outro lado, uma organização pode alcançar seus objetivos (eficaz), mas gastando mais recursos do que o necessário, não sendo assim eficiente.
Esses conceitos são essenciais para a gestão e para a avaliação do desempenho organizacional em qualquer tipo de organização, seja ela uma empresa, uma entidade do terceiro setor ou uma instituição pública.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eficiência = recursos
Eficácia = resultados
Portanto, gabarito errado!
Palavras Chaves
Eficiência- produtividade e menor uso dos recursos
Eficácia- Resultados e Objetivos Esperados
Os conceitos foram trocados, na verdade para que a questão estivesse CORRETA deveria ter sido escrita da seguinte forma:
Em administração, a EFICÁCIA é a comparação entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente foi feito, ou seja, quanto mais alto for o grau de realização dos objetivos, mais eficiente será a organização, ao passo que EFICIÊNCIA é a relação entre os resultados alcançados e os recursos que foram empregados, ou seja, quanto mais alto for o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficaz será considerada a organização.
EFICIÊNCIA
A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...) (Chiavenato, 1994, p. 70).
À medida que o administrador se preocupa em fazer corretamente as coisas, ele está se voltando para a eficiência (melhor utilização dos recursos disponíveis). Porém, quando ele utiliza estes instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, isto é, para verificar se as coisas bem feitas são as que realmente deveriam ser feitas, então ele está se voltando para a eficácia (alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis) (Chiavenato, 1994, p. 70).
EFICÁCIA
“Eficácia é a capacidade de ‘fazer as coisas certas’ ou de conseguir resultados. Isto inclui a escolha dos objetivos mais adequados e os melhores meios de alcançá-los. Isto é, administradores eficazes selecionam as coisas ‘certas’ para fazer e os métodos ‘certos’ para alcançá-las” (Megginson et al, 1998, p. 11).
• efetividade – objetivos e indicadores de seus impactos (resultados) na realidade que se quer transformar.
• eficácia – produtos e suas metas.
• eficiência - produtos e seus custos.
EFETIVIDADE
“A efetividade, na área pública, afere em que medida os resultados de uma ação trazem benefício à população. Ou seja, ela é mais abrangente que a eficácia, na medida em que esta indica se o objetivo foi atingido, enquanto a efetividade mostra se aquele objetivo trouxe melhorias para a população visada.”
“efetividade: é o mais complexo dos três conceitos, em que a preocupação central é averiguar a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais, deixando claro que setores são beneficiados e em detrimento de que outros atores sociais. Essa averiguação da necessidade e oportunidade deve ser a mais democrática, transparente e responsável possível, buscando sintonizar e sensibilizar a população para a implementação das políticas públicas. Este conceito não se relaciona estritamente com a idéia de eficiência, que tem uma conotação econômica muito forte, haja vista que nada mais impróprio para a administração pública do que fazer com eficiência o que simplesmente não precisa ser feito (Torres, 2004, p. 175).”
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo