Um dos princípios mais marcantes do Hinduísmo é o da não vio...
Um dos princípios mais marcantes do Hinduísmo é o da não violência, que guiou os indianos para a liberdade nos séculos XIX e XX. Mahatma Gandhi, líder do movimento pela independência do país, apostou no princípio do Satyagraha, que quer dizer “força da verdade” e, segundo o qual, as pessoas deveriam se recusar a se submeter à injustiça. O auge da desobediência foi com a Marcha do Sal, quando Gandhi estimulou a população a desobedecer à lei que proibia o povo hindu de fazer seu próprio sal. Em 15 de agosto de 1947, a Índia se tornou independente do domínio britânico.
(Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Adaptado.)
No texto, é possível perceber que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
Vamos analisar detalhadamente o porquê.
Alternativa A: "A religião se configurou como uma ferramenta inequívoca de geopolítica." Essa alternativa é a correta. O texto fala sobre como o princípio da não violência, derivado do Hinduísmo, foi utilizado por Mahatma Gandhi para guiar a luta pela independência da Índia. Gandhi utilizou o princípio do Satyagraha (força da verdade) que é profundamente enraizado em crenças religiosas. Isso mostra claramente como a religião foi usada como uma ferramenta para alcançar objetivos políticos e geopolíticos, como a independência da Índia.
Alternativa B: "O satyagraha representou uma força militar no processo de independência." Esta alternativa está incorreta. O Satyagraha não representou uma força militar; na verdade, ele se caracteriza pela não violência e pela desobediência civil. Gandhi promoveu ações pacíficas e a resistência passiva como forma de protesto.
Alternativa C: "Gandhi liderou a independência a partir de princípios do liberalismo econômico." Esta alternativa também está incorreta. Gandhi não baseou seu movimento nos princípios do liberalismo econômico. Embora ele defendesse certa autonomia econômica, seu movimento estava mais focado em princípios éticos, morais e religiosos, como a não violência e a justiça social.
Alternativa D: "O movimento de guerra civil de independência foi viabilizado por questões internacionais." Esta alternativa está incorreta. O texto não menciona que a independência foi resultado de um movimento de guerra civil ou que foi diretamente viabilizada por questões internacionais. A independência, segundo o texto, foi alcançada através de ações de desobediência civil e não violência promovidas internamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo