Leia o texto a seguir. Bem, mas a luta pela escola, e pela ...
Bem, mas a luta pela escola, e pela política educacional, via de regra, é marcada por três grandes dimensões, que não se manifestam, necessariamente, de forma sucessiva: 1) conquista de base material para o funcionamento das escolas, o que implica autorização da abertura de turmas, espaço físico (construção ou sessão de espaço) e condições de funcionamento; 2) gestão da escola e dos sistemas de ensino, com ou sem a participação dos pais, alunos e grupos organizados, o que implica modelos de gestão democrática ou não, por exemplo, nos Conselhos de Escola e nas Associações de Pais e Mestres ou equivalentes; 3) discussão da atividade pedagógica propriamente dita.
SOUZA, A. R. (2016). A política educacional e seus objetos de estudo. In Revista de estudios teóricos y epistemológicos en política educativa. v. 1, n. 1, pp. 75-89.
O texto expressa que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C:
Alternativa C: A questão educacional se coloca como questão de acesso, depois como questão de gestão e finalmente como questão de qualidade.
A alternativa correta destaca as três grandes dimensões da luta pela escola e pela política educacional mencionadas no texto: acesso, gestão e qualidade.
Explicação das alternativas:
A - A garantia das condições para o acesso à escola pública foi um desafio que agora se apresenta resolvido, uma vez que todas as crianças de 4 a 17 anos estão na escola.
Esta alternativa é incorreta porque o texto não afirma que o desafio do acesso à escola pública está completamente resolvido. Ele menciona a conquista de bases materiais para o funcionamento das escolas, mas não indica que todas as crianças de 4 a 17 anos já estão na escola. Isso ainda é um objetivo a ser alcançado.
B - A qualidade da escola pública pode ser aferida pelos resultados nas provas de larga escala e no cumprimento de um plano pedagógico definido pelas secretarias de educação.
Esta alternativa é incorreta porque o texto não limita a qualidade da escola pública apenas aos resultados em provas de larga escala e ao cumprimento de planos pedagógicos. Ele sugere que a discussão da qualidade está ligada à atividade pedagógica e a outros fatores mais amplos.
D - A luta pela escola pública foi uma constante no Brasil do começo do século XX e foi vitoriosa com a criação do Ministério da Educação, nos anos de 1930, pelo presidente Juscelino Kubistchek.
Esta alternativa é incorreta porque contém um erro histórico. O Ministério da Educação foi criado na década de 1930, mas não foi pelo presidente Juscelino Kubitschek. Ele foi criado durante o governo de Getúlio Vargas, em 1930, com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública. Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961.
Conclusão:
A alternativa C é a correta porque reflete fielmente as três dimensões principais destacadas no texto: acesso (conquista de base material para o funcionamento das escolas), gestão (gestão da escola e dos sistemas de ensino) e qualidade (discussão da atividade pedagógica).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a questão educacional se coloca como questão de acesso, depois como questão de gestão e finalmente como questão de qualidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo