O movimento de Reconceituação do Serviço Social emergiu na ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Assistente Social |
Q295212 Serviço Social
O movimento de Reconceituação do Serviço Social emergiu na metade dos anos 1960, prolongou-se por uma década e foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente latino-americano. De acordo com apontamentos de Iamamoto (1999), tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, o movimento de Reconceituação representou um marco decisivo no desencadeamento
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O movimento de reconceituação do Serviço Social, expressão do movimento internacional de erosão do Serviço Social tradicional, tem sua origem por volta da década de 1960 no continente latino-americano e significou um processo de questionamento e revisão crítica do Serviço Social, sua prática profissional e sua formação. A categoria profissional iniciou um debate acerca do papel da profissão diante da subalternidade dos países latino-americanos, bem como se suas ações estavam realmente sendo eficazes quando respondiam as sequelas da questão social, e se a importação de referenciais de outros países era o suficiente para combater as refrações da questão social nessa região, já que eram bem específicas e típicas dessa localidade. Sabe-se que esse movimento foi desencadeado também pelo contexto político, econômico e social, como a emergência de novos atores e movimentos sociais na América Latina, as lutas contra o imperialismo norte-americano, a Revolução Cubana que representou a vitória do socialismo contra a hegemonia capitalista norte-americana. Assim, diante desse contexto, a categoria profissional se viu incitada a questionar suas bases tradicionais, além de quê, esse processo possibilitou a aproximação da profissão a teoria social marxista, apesar de diversos problemas, inicialmente, ao recorrer a obras equivocadas, contaminadas por outras perspectivas e de segunda mão.


RESPOSTA: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Movimento de Reconceituação , busca a superação do Serviço Social tradicional marcado pelo paradigma do estrutural Funcionalismo. Inaugura em seu interior o pluralismo profissional.


"O movimento de reconceituação, tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social no continente. O exame da primeira aproximação do Serviço Social latinoamericano à tradição marxista se impõe como um contraponto necessário à análise do debate brasileiro contemporâneo. O propósito é tão-somente situar aquele movimento na sua gênese, tendo em vista analisar posteriormente o tipo de relação com ele estabelecida pela produção brasileira do Serviço Social nos anos 1980." Iamamoto (1999).

O Movimento de Reconceituação, tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social no continente.” (IAMAMOTO, 2007, p. 205)

IAMAMOTO, Marilda Villela. As dimensões ético-políticas e teórico-metológicas no Serviço Social Contemporâneo. MOTA, Ana Elizabeth [et al] (orgs). In Serviço Social e Saúde. 2. Ed. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2007

 

Prof. Miguel B. Junior
Mentoring Concursos Públicos

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

Fonte: https://seminarioservicosocial2017.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_2_139.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo