Após a leitura atenta do texto, é possível concluir que est...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3079242 Português
Texto II


     A argumentação deve basear-se nos são princípios da lógica. Entretanto, nos debates, nas polêmicas, nas discussões que se travam a todo instante, na simples conversação, na imprensa, nas assembleias ou agrupamentos de qualquer ordem, nos parlamentos, a argumentação não raro se desvirtua, degenerando em “bate-boca” estéril, falacioso ou sofismático. Em vez de lidar apenas com ideias, princípios ou fatos, o orador descamba para o insulto, o xingamento, a ironia, o sarcasmo, enfim, para invectivas de toda ordem, que constituem o que se costuma chamar de argumento ad hominen; [...] Tampouco valem como argumentos os preconceitos, as superstições ou as generalizações apressadas que se baseiam naquilo que a lógica chama, como já vimos, juízos de simples inspeção.


(Garcia, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p.380-381)
Após a leitura atenta do texto, é possível concluir que este foi estruturado a partir do predomínio da seguinte Função da Linguagem:  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Funções da Linguagem

Função Emotiva (ou expressiva): Lembrar de Emissor, 1ª pessoa, adjetivos

Função Referencial (contexto): Foco no receptor, fala do outro/ou fatos do mundo, coloca em evidência o contexto.

Função Poética: Mensagem, composição literária, figuras de linguagem.

Função Metalinguística: Explicar o código, resumir. Ex: De repente nasci, isto é, senti necessidade de escrever.

Função Conativa: Persuadir o interlocutor, imperativo, textos publicitários, pronome de tratamento

Função Fática: Testar o canal. Ex: Olá, como vai?

FÁTICA: Iniciar, prolongar, interromper ou testar o próprio canal. Muito utilizada em saudações e são caracterizadas por serem breves e de pouca informação.

REFERENCIAL: também chamada de Informativa ou Denotativa, objetiva a transmissão clara e objetiva da mensagem, o contexto é o destaque, além de predominar verbos na 3ª pessoa. Muito utilizada em notícias, textos técnicos e científicos.

APELATIVA: também chamada de conotativa, objetiva influenciar e convencer o receptor por meio de ordens, apelos, sugestões. O receptor é o destaque. Muito comum em anúncios publicitários, propagandas e sermões.

EMOTIVA: O Emissor exprime opiniões, sentimentos, emoções. O Emissor é o destaque.

Gabarito C

ISABEL VEGA QUE TÁ SALVANDO, DEUS ABENÇOE-A. POQUE ESSES COMENTÁRIOS NÃO AJUDAM MESMO.

O texto possui função referencial porque seu objetivo principal é informar e expor fatos ou conceitos de maneira objetiva, clara e direta. A função referencial é predominante em textos que buscam transmitir informações ou reflexões sobre um tema, como acontece no trecho apresentado.

Veja os principais elementos que demonstram isso:

  1. Foco no conteúdo: O texto trata de conceitos lógicos e desvios argumentativos, apresentando termos técnicos como "argumento ad hominem", "falácias" e "juízos de simples inspeção". Ele não busca persuadir diretamente o leitor nem provocar emoções, mas, sim, informar e esclarecer.
  2. Linguagem denotativa: Utiliza uma linguagem precisa, com o mínimo de subjetividade. O objetivo é explicar e exemplificar de forma racional e impessoal, típica da função referencial.
  3. Predomínio da informação: O texto se concentra em descrever as características de debates que se desviam dos princípios da lógica, sem apelar para opiniões pessoais ou envolver o autor diretamente no discurso.

Assim, o foco na transmissão de conhecimento, o uso de termos técnicos e o caráter informativo evidenciam a função referencial do texto.

fonte: chatgpt

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo