A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q583905 Gestão de Pessoas
A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, seja ele interno ou externo. Nesse sentido, em um ambiente de trabalho, pode-se identificar a motivação intrínseca dos colaboradores, bem como a motivação extrínseca, sendo esta última gerada, na maioria dos casos, por processos de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C) 

 Motivação Extrínseca tem origem em fatores externos ao indivíduo, como qualquer recompensa monetária. O indivíduo faz a tarefa para ser recompensado ou para não ser castigado. A punição ou a recompensa é o “combustível” que faz mobilizar o sujeito. Óbvio que quando retirado, o sujeito vai deixar de se mobilizar, de estar motivado, visto que não tem nada a ganhar nem a perder se não executar a tarefa. Estudos indicam que este tipo de motivação, é muito inconstante, visto que depende de fatores externos. O individuo não gosta da tarefa em si, mas gosta da recompensa que a tarefa ao ser executada lhe pode trazer, o que implica necessariamente pouca satisfação e prazer na execução da tarefa (Ver Dinheiro, uma Boa Motivação).

A Motivação Intrínseca tem origem em fatores internos ao indivíduo, esta relaciona-se com a sua forma de ser, os seus interesses, os seus gostos. Neste tipo de motivação, não há necessidade de existir recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse para o sujeito, algo que ele gosta ou está relacionado com a forma de ele ser. Este tipo de motivação é constante, visto que depende unicamente do sujeito e não de fatores externos. A tarefa deixa de representar uma obrigação, um meio para atingir um fim (recompensa), para representar um fim em si própria. Como é óbvio, a motivação intrínseca está relacionado com a felicidade e com a realização pessoal.


Fonte.: http://www.psicologiafree.com/areas-da-psicologia/psicologia_clinica/motivacao-extrinseca-vs-intrinseca/ 

Frederick Herzberg criou a Teoria dos Dois Fatores, chamados de intrísecos (motivacionais, ou relacionados com o conteúdo do cargo e ao funcionário em si) e extrínsecos (higiênicos, ou relacionados ao ambiente da empresa) (Rodrigo Rennó, pág 129). 


Sobre a Motivação Extrínseca (higiênicas): 


a) identificação das necessidades individuais e do grupo (errado) - Herzberg identifica as necessidades individuais como fatores motivadores (intrínsecos). Também para ele a relação interpessoal (entre as pessoas) seria considerado fator higiênico (extrínseco). 

 

b) interação e reconhecimento (errado) - Interação, de fato, é um fator extrínseco, pois trata dos relacionamentos pessoais, porém reconhecimento é um fator motivador (intrínseco). 

  

c) reforço e punição (correto) 



d) avaliação e capacitação (errado) - Avaliação e capacitação tratam das possibilidades de crescimento profissional, logo são fatores motivadores (intrínseco). 

 

e) mapeamento e neutralização de comportamentos adversos (errado) - Neutralização de comportamentos adversos envolve relacionamentos pessoais, por isso seria um fator higiênico (extrínseco), porém mapeamento estaria mais para um fato intrínseco, pois envolve a possibilidade de crescimento profissional.

Gabarito em total desacordo com o que defende a teoria mais atual... A alternativa correta seria a letra A.

Motivação extrínseca não deve ser baseada em punição e reforço, mas em conhecimento sobre as necessidades do indivíduo e a tentativa de satisfazê-las. 

Mas concurso é concurso... prática é prática. Bola pra frente.

Fatores higiênicos / Preventivos / Extrinsecos /Insatisfacientes -> não motivam, apenas evitam a insatisfação (quando retirados, o sujeito deixa de estar motivado). Ex: salário, ambiente de trabalho, relações interpessoais, segurança, status, punição e recompensa.


Fatores motivacionais / Intrínsecos -> serve para motivar. Ex: PLR, reconhecimento, oportunidade de crescer/promoção, a responsabilidade e maior autonomia, conquista, renda variável.


Questão chatinha....

Posso até estar enganado mas não creio que o examinador se baseou nas teorias de Herzberg para elaborar a questão. Isso porque o examinador afirma que: "A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, seja ele interno ou externo...". Já para Herzberg a motivação se refere APENAS a fatores intrinsecos e não extrinsecos. Por isso considero que utilizar esta teoria como fonte para a resolução desta questão é fato equivocado.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo