A respeito de recrutamento e seleção, julgue o item subsecut...
O emprego do processo seletivo focado em conhecimento é útil à administração pública, pois na gestão por competências são desenvolvidas habilidades e atitudes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: CERTO
E bem óbvio.
A Gestão de pessoas, assim como a Administração Pública, precisa funcionar como o carro-chefe da mudança, criatividade e inovação, desenvolvendo as competências individuais, gerenciais, funcionais e organizacionais adequadas para isso. Esses impulsionadores dependem, por sua vez, de competências organizacionais; estas decorrem do capital humano, como habilidades e competências, atitudes, compromisso, adaptabilidade e flexibilidade, desempenho e foco em resultados. E, para alcançar e consolidar tais competências do capital humano, são necessários processos de gestão de talentos, como agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar pessoas.
Assim, o processo seletivo focado em conhecimento é justamente o processo de prestar concurso. Acredito que tenha se referido a isso e assim pensei para acertar a questão.
Chiavenato, 2014, pág. 477.
Gabarito Correto.
Dica!
As competências são os conjuntos dos seguintes fatores: conhecimentos, habilidades e atitudes. “CHA”.
> Conhecimentos: [o saber].
A) Somatório de todas as informações, os dados e os conceitos que a pessoa acumulou e que podem ser usados por ele em seu trabalho.
B)É o saber do indivíduo.
> Habilidade: [o saber-fazer (know-how) do profissional].
A) A capacidade que a pessoa tem de utilizar os conhecimentos na prática. Uma classificação muito conhecida de habilidades é a de Katz, que menciona as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
B)É o saber fazer!
> atitudes: [ “querer-fazer” ou "saber ser"].
A) Modo como o funcionário lida com seus sentimentos e maneiras de pensar e como estes afetam seu comportamento em relação ao trabalho e seus colegas.
B) É o querer fazer!
O emprego do processo seletivo focado em conhecimento é útil à administração pública, pois na gestão por competências são desenvolvidas habilidades e atitudes.
Quando contratamos uma pessoa com conhecimento é possível desenvolver suas habilidades e atitudes. (posteriormente). CHA
Competências são formadas por: Conhecimentos, Habilidade e Atitudes
Segundo a CF 88, o concurso público será de Provas ou de Provas e Títulos (aqui temos os Conhecimentos)
Dentro da Adm Pública (AP), os servidores, com base nas atuais ideias do Gerencialismo, tentam trazer o processo de Gestão de Pessoas mais voltado para o Desenvolvimento de Competências que ajudem na prestação de serviços. (Habilidades, atitudes e Conhecimentos).
É preferível que o servidor já entre com conhecimentos prévios sobre o seu trabalho, pois a AP pode focar em Habilidades e Atitudes.
Claro que novos conhecimentos podem ser aprendidos, mas convenhamos que eles só irão aprimorar os já desenvolvidos pelo servidor em sua preparação prévia.
Nesse sentido, é viável deixar a cargo do Concurso a aquisição de conhecimentos e quando o servidor entrar é que eles irão focar mais em Atitudes e Habilidades.
CERTO
Só eu achei estranha a defesa da ideia de que selecionar por conhecimentos é bom pra desenvolver habilidades e atitudes? Habilidade leva tempo pra desenvolver e atitude é algo da pessoa. Acho arriscada essa estratégia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo