Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre ...
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
A família dos porquês
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERROS IDENTIFICADOS EM VERMELHO (podem haver mais)
A Nas considerações que faz, o autor releva a possibilidade de haver perguntas essenciais para as quais a ciência não está habilitada a responder de forma categórica. GABARITO
B Por razões categóricas, o autor acredita de que mesma as razões da ciência não é possível cobrir o âmbito das infatigáveis curiosidades humanas.
C Mesmo que não houvessem perguntas tão difíceis, acabaríamos por proferir indagações cujas a melhor ciência ainda assim não se preparou para responder convenientemente. Haver no sentido de existir é impessoal
D O fato de que cabe a (crase) ciência dar respostas às nossas aflições, isso não justifica de que ela não as tenha, ocasionalmente, em seu processo altamente expeculativo (especulativo).
E As perguntas em (seria "a" / importância a alguma coisa) que damos maior importância são também as mais difíceis, à medida em que (à medida que) nossa curiosidade avança por territórios em cuja exploração não somos capazes de levar à cabo.
Qualquer erro, avisem-me no privado
A - Correta
B) Por razões categóricas, o autor acredita de que mesma as razões da ciência não é possível cobrir o âmbito das infatigáveis curiosidades humanas. Acreditar VTI (preposição correta é em). A palavra "mesmo" está sendo usado com valor de conjunção concessiva (invariável)
C) Mesmo que não houvessem perguntas tão difíceis, acabaríamos por proferir indagações cujas a melhor ciência ainda assim não se preparou para responder convenientemente. Mesmo que não haja (pois nesse sentido é invariável)
D) O fato de que cabe a ciência dar respostas às nossas aflições, isso não justifica de que ela não as tenha, ocasionalmente, em seu processo altamente expeculativo. Justificar é VTD - (pede complemento sem preposição)
E) As perguntas em que damos maior importância são também as mais difíceis, à medida em que nossa curiosidade avança por territórios em cuja exploração não somos capazes de levar à cabo. Tá sobrando preposição - O que damos? Maior importância... (a que?)..as perguntas.... Cabo é palavra masculina. O cujo enquanto pronome indicando posse não deve vir preposicionado, nem antes, nem depois. (A exploração dos territórios - territórios cuja exploração).
Letra C: cujo +artigo = errado. Nesse caso o artigo está concordando com ciência.
COMPLEMENTANDO... O ERRO DA LETRA C, ALÉM DOS MENCIONADOS:
C) Mesmo que não houvessem perguntas tão difíceis, acabaríamos por proferir indagações cujas a melhor ciência ainda assim não se preparou para responder convenientemente.
PRONOME CUJO:
Não admite posposição de artigo. (Ex.: Cujo a, cujo o); Concorda com o consequente e retoma o antecedente (...indagações cuja melhor ciência...)Sobre a letra e):
Na medida em que - Conjunção Causal
À medida que - Conjunção Proporcional
- A Gramática para Concursos Públicos. Fernando Pestana. Editora Método
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo