De acordo com as relações entre inflação, juros e o resultad...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) ERRADA: De forma alguma é possível realizar essa generalização, os diagnósticos ortodoxos de processos inflacionários associam, muitas vezes, a elevação de preços a problemas fiscais do governo, notadamente o nível do déficit fiscal do governo, por isso a recomendação de políticas fiscais contracionistas;
B) ERRADA: Razão dívida pública/PIB e exportações líquidas? Não faz sentido esta associação proposta, as exportações líquidas são um assunto do Balanço de Pagamentos e não do endividamento público;
C) CERTA: Exatamente, o efeito crowding-out está relacionado ao aumento da taxa de juros e a consequente queda do investimento privado, o que impacta, negativamente, no crescimento econômico. Dessa forma, segundo a análise convencional da dívida pública, um maior endividamento do governo causa elevação da taxa de juros já que o risco de financiar o setor público se agrava, o que, no longo prazo, reduz o investimento;
D) ERRADA: Segundo a análise convencional, o aumento do déficit público provoca uma
E) ERRADA: Ao contrário, o princípio da equivalência Ricardiana postula que um aumento dos gastos do governo ou uma redução de tributos (que poderiam gerar déficit primário) não provocam alterações na atividade econômica no presente. Isso ocorre porque há a antecipação da elevação de tributos no futuro para realizar a compensação.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O efeito crowding-out está relacionado ao aumento da taxa de juros e a consequente queda do investimento privado, o que impacta, negativamente, no crescimento econômico. Dessa forma, segundo a análise convencional da dívida pública, um maior endividamento do governo causa elevação da taxa de juros já que o risco de financiar o setor público se agrava, o que, no longo prazo, reduz o investimento e conduz a um menor crescimento econômico.
C - CERTA
Para mim a C e a D estavam certas. Até o ChatGPT concordou comigo. "A alternativa mais correta entre as apresentadas é a opção D: o aumento do déficit público provoca uma redução no diferencial entre juros internos e externos que, sob câmbio flexível, provoca a fuga de capitais e o superávit em conta corrente.
Essa afirmativa está relacionada ao efeito do aumento do déficit público na economia, especificamente no que diz respeito aos diferenciais de juros e aos fluxos de capital. Quando o déficit público aumenta, pode haver pressão sobre os juros internos, levando a uma redução do diferencial entre os juros internos e externos. Isso pode resultar em uma fuga de capitais, ou seja, saída de investimentos do país, e, consequentemente, contribuir para um superávit em conta corrente.
No entanto, é importante destacar que essa relação não é uma verdade absoluta e pode variar dependendo de vários fatores, como políticas monetárias, cambiais, competitividade econômica, entre outros. A dinâmica econômica é complexa, e a relação entre o déficit público, juros, câmbio e conta corrente pode ser influenciada por diversos outros elementos."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo