NÃO é um fator insatisficiente do contexto do cargo:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q112536 Gestão de Pessoas
NÃO é um fator insatisficiente do contexto do cargo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno!

Vamos analisar a questão e entender qual é a alternativa correta e as justificativas para cada uma das opções apresentadas. O tema é bastante importante e envolve os fatores de satisfação e insatisfação no contexto dos cargos, conceitos fundamentais na área de Gestão de Pessoas.

A alternativa correta é B - O trabalho em si.

Vamos entender o porquê:

O conceito principal aqui envolve os fatores que afetam a satisfação e a insatisfação no trabalho. Isso está fundamentado na teoria dos dois fatores de Herzberg, que distingue entre fatores higiênicos (fatores de insatisfação) e fatores motivacionais (fatores de satisfação).

Fatores higiênicos são aqueles que, se ausentes ou inadequados, causam insatisfação, mas que, quando presentes, não necessariamente aumentam a satisfação. Exemplos incluem:

  • Administração da empresa
  • Salário
  • Condições de trabalho
  • Benefícios e serviços sociais

Esses fatores são considerados insatisfacientes quando não gerenciados adequadamente, mas sua presença não eleva significativamente a motivação dos empregados.

Fatores motivacionais, por outro lado, são aqueles que realmente aumentam a satisfação no trabalho e estão relacionados ao conteúdo do próprio cargo, como:

  • O trabalho em si
  • Reconhecimento
  • Responsabilidade
  • Avanços na carreira
  • Crescimento pessoal

Dessa forma, o trabalho em si é um fator satisfacente, ou seja, ele não é um fator insatisfacente do contexto do cargo, justificando a alternativa correta.

Vamos agora justificar as alternativas incorretas:

A - A administração da empresa: Este é um fator higiênico. Se a administração for inadequada, pode causar insatisfação. Portanto, é um fator insatisfacente.

C - O salário: Outro fator higiênico importante. A falta de um salário adequado causa insatisfação, mas um bom salário não necessariamente leva a uma alta motivação. Logo, é um fator insatisfacente.

D - As condições de trabalho: Também são fatores higiênicos. Se as condições de trabalho são ruins, isso leva à insatisfação. Assim, é considerado um fator insatisfacente.

E - Os benefícios e serviços sociais: Estes são fatores higiênicos. A ausência desses benefícios pode causar insatisfação, mas sua presença não gera alta motivação. Portanto, são insatisfacientes.

Espero que essa explicação tenha esclarecido o conceito. Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

b)

5.1.3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

mas q carai

Fatores HIGIÊNICOS = INSATISFACIENTES ----> letras A, C, D e E.

Fatores MOTIVACIONAIS = SATISFACIENTES

GAB. B

GAB B

TEORIA DOS DOIS FATORES OU BIFATORIAL DE HERZBERG: A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores ou bifatorial.

Os FATORES MOTIVACIONAIS seriam aqueles relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.

Já os FATORES HIGIÊNICOS influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

Fatores Motivacionais: Está relacionado ao Conteúdo do trabalho; de dentro para fora.

  1. Presença de Fatores Motivacionais --> Satisfação
  2. Ausência de Fatores Motivacionais --> Não-Satisfação (NEUTRO)

Fatores Higiênicos: Está relacionado ao Ambiente de Trabalho: de fora para dentro.

  1. Presença de Fatores Higiênicos --> Não-Insatisfação (NEUTRO)
  2. Ausência de Fatores Higiênicos --> Insatisfação.

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

O trabalho é si é um fator motivacional, ok. Mas onde diz que a administração dá empresa seria um fator do contexto do cargo? Não seria contexto da administração?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo