Atos de violação dos direitos humanos devem ser denunciados...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender a questão abordada, é imprescindível ter conhecimento sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que é um instrumento jurídico de extrema importância para a proteção dos direitos das mulheres no Brasil, sobretudo no que tange à violência doméstica e familiar.
De acordo com esta lei, são identificados cinco tipos de violência:
- Violência física: Refere-se a qualquer ação que prejudique a integridade ou saúde corporal da mulher.
- Violência psicológica: Engloba condutas que acarretem danos emocionais, que afetem a autoestima, ou que interfiram no desenvolvimento pessoal da mulher, visando controlar suas decisões e comportamentos.
- Violência moral: Inclui atitudes que caracterizem calúnia, difamação ou injúria.
- Violência sexual: Compreende qualquer ação que force a mulher a participar de atos sexuais contra sua vontade, seja por intimidação, ameaça ou uso da força.
- Violência patrimonial: Acontece quando ocorre a retenção, subtração ou destruição de bens, documentos ou recursos financeiros da mulher, com o objetivo de prejudicá-la economicamente.
É necessário que o candidato seja capaz de identificar e distinguir essas formas de violência para responder corretamente a questões como estas em provas de concursos públicos. A alternativa que lista de forma completa e correta os tipos de violência, conforme estabelecido na Lei Maria da Penha, é a alternativa A.
Muitos erros ocorrem pela leitura apressada da questão ou pelo desconhecimento da lei. Por isso, é crucial estudar detalhadamente a Lei Maria da Penha e praticar com questões de concursos anteriores.
O gabarito da questão é a alternativa A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:
I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;
II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;
III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;
IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;
V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria
Violência Moral:
- Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
Violência Patrimonial:
- Qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;
Violência Sexual:
- Ação que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada.
- Ação que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade.
- Ação que a impeça de usar qualquer método contraceptivo.
- Ação de forçar ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação.
- Ação que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;
Violência Psicológica:
- Dano emocional e diminuição da autoestima.
- Controle de ações, comportamentos, crenças e decisões.
- Vigilância constante.
- Exploração e limitação do direito de ir e vir
- Qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.
Violência Física:
- Ofensa à integridade e à saúde corporal.
Gab: A
Que palhaçada isso. A mesma questão foi cobrada na disciplina de Processo Penal, eu marquei a alternativa A e o gabarito deu como correta a letra C, o que me deixou indignado, pois a letra da lei é clara! Porém, agora a mesma questão é cobrada na disciplina de Direito Penal, eu marquei a alternativa C como correta, isso em razão do erro anterior e o gabarito me diz que a correta é a letra A. Entendo que a alternativa A é a correta mesmo, mas é muita sacanagem a mesma questão ser cobrada em duas disciplinas diferentes e com gabaritos diferentes. É péssimo para quem estuda baseado no desempenho que fica registrado na plataforma.
FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER:
• FÍSICA - Qualquer conduta que gere DANO A INTEGRIDADE OU SAÚDE CORPORAL
• MORAL - Conduta que configure: CALÚNIA, DIFAMAÇÃO INJÚRIA
• PATROMONIAL - conduta que configure RETENÇÃO, SUBTRAÇÃO OU DESTRUIÇÃO (Parcial ou Total)
• SEXAL - Qualquer conduta que CONSTRANJA A PRESENCIAR, MANTER OU PARTICIPAR DE RELAÇÃO SEXUAL NÃO DESEJADA
• PSICOLÓGICA - conduta que LHE CAUSE DANO EMOCIONAL E DIMINUIÇÃO DA AUTOESTIMA
PM S/ PF
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo