O documento Relações raciais: referências técnicas para a pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1125928 Psicologia

O documento Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o) foi elaborado no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas e apresentado à categoria e à sociedade pelo Conselho Federal de Psicologia. Esse trabalho indica três dimensões em que o racismo se apresenta. Em relação a uma dessas dimensões, o documento apresenta alguns exemplos.


Analise os dois exemplos a seguir, extraídos do referido documento:

• O não reconhecimento por parte de psicólogas(os) da existência do sofrimento psíquico oriundo do racismo em processos terapêuticos.

• Na escola, crianças negras são frequentemente consideradas “problema”, tendo menor investimento por parte dos educadores. Elas são frequentemente encaminhadas para atendimento psicológico e, se a(o) psicóloga(o) clínica(o) ou escolar não estiver atento à temática racial, tratará a situação como se fosse um problema da criança e de sua família, negligenciando o racismo, o seu enfrentamento institucional, interpessoal e intrapsíquico.


Esses exemplos se referem ao racismo em sua dimensão

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C - interpessoal é a correta.

Vamos entender o porquê:

O documento "Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o)" aborda a questão do racismo em diversas dimensões. Os exemplos apresentados na questão referem-se especificamente ao racismo interpessoal. Isso ocorre quando o preconceito e a discriminação são manifestados através das interações diretas entre indivíduos. Nos exemplos, o racismo se manifesta na maneira como psicólogas(os) e educadores interagem com pessoas negras, ignorando ou negligenciando o impacto do racismo em suas vidas.

Agora, vamos analisar o porquê das outras alternativas estarem incorretas:

A - histórico-cultural: Essa dimensão se refere às práticas e normas culturais que perpetuam o racismo ao longo do tempo, através de símbolos, tradições e a história de um povo. No entanto, os exemplos fornecidos estão focados em interações pessoais diretas, e não em aspectos culturais ou históricos.

B - institucional: O racismo institucional está relacionado a políticas e práticas discriminatórias que são sistemáticas dentro de uma organização ou instituição. Embora o exemplo da escola possa parecer se encaixar aqui, a ênfase está no tratamento dado por indivíduos específicos (educadores e psicólogos), o que caracteriza o racismo interpessoal.

D - pessoal: Refere-se ao impacto do racismo individualmente, como as crenças e atitudes racistas que um indivíduo pode ter. No entanto, os exemplos focam na interação entre pessoas, não apenas nas crenças individuais isoladas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tendo em vista a complexidade que envolve discorrer sobre o racismo, para melhor compreendê-lo, ele tem sido comumente dividido em três níveis: racismo institucional, interpessoal e pessoal. A seguir, abordaremos brevemente cada um desses âmbitos. Eles são articulados, interdependentes, mutuamente determinantes e por questões didáticas serão apresentados separadamente.

Institucional: Refere-se ao nível político-programático das instituições, a ações amplas, voltadas à coletividade, cujo impacto no sujeito é posterior à ação maior, como consequência desta.

Interpessoal: Como o nome diz, a dimensão do racismo interpessoal versa sobre os processos de desigualdade política com base na raça/cor que ocorrem entre os sujeitos em interação. Inclui, por exemplo, as relações que acontecem no interior das organizações.

Pessoal: Estes modelos de pensar e agir de cunho racista estão postos na sociedade de maneira convencional, de modo que negras(os) por coerção e brancas(os) por benefícios interiorizam-nos e apresentam, muitas vezes, condutas

que alimentam no imaginário social a representação de superioridade e inferioridade entre as raças.

Fonte: https://site.cfp.org.br/publicacao/relacoes-raciais-referencias-tecnicas-para-pratica-dao-psicologao/

então.... a Psicologia é uma.instituicao

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo