É certo afirmar:I. Há excesso de exação se o funcionário púb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: IGP-SC Prova: IESES - 2017 - IGP-SC - Papiloscopista |
Q861044 Direito Penal

É certo afirmar:

I. Há excesso de exação se o funcionário público solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

II. Se o homicídio é cometido contra mulher por razões da condição de sexo feminino será considerado crime qualificado tendo a sua pena prevista como de reclusão com o seu mínimo em doze e o seu máximo em trinta anos.

III. Comete o crime de falsidade de atestado médico, o médico, enfermeiro ou prático que no exercício da sua profissão dá para si ou para outrem atestado falso, visando ou não o lucro.

IV. Qualifica-se o furto se a subtração for de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A fim de responder à questão, deve-se verificar as assertivas contidas nos itens e verificar quais delas estão corretas.
Item (I) - O crime de excesso de exação, nos termos do artigo 316, § 1º, do Código Penal, configura-se quando o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza. A conduta descrita neste item corresponde ao crime de corrupção passiva, prevista no artigo 317 do Código Penal. Sendo assim, a presente assertiva está incorreta.
Item (II) - A conduta narrada neste item se subsume de modo perfeito ao delito de feminicídio, previsto atualmente no inciso VI, § 2º, do artigo 121 do Código Penal, inserido no nosso ordenamento jurídico-penal pela Lei nº 13.104/2015, cuja pena cominada é de doze a trinta anos de reclusão. A assertiva constante deste item está correta. 
Item (III) - O crime de falsidade de atestado médico está previsto no artigo 302 do Código Penal que tem a seguinte redação: "dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso". Trata-se de crime próprio, na medida que o sujeito passivo do delito tem que possuir como condição pessoal a profissão de médico. Enfermeiro ou prático não podem praticar a conduta em referência, sendo a presente assertiva falsa. 
Item (IV) - A Lei nº 13.330/2016 inseriu uma nova modalidade de furto qualificado que consta do § 6º, do artigo 155, do Código Penal, e que tem a seguinte redação: "a pena é de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos se a subtração for de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração". Sendo assim, a assertiva contida neste item está correta.
Estão corretas as assertivas contidas nos itens (II) e (IV). Com efeito, a alternativa correta é a alternativa (D).
Gabarito do professor: (D)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

 

I. INCORRETA.

 Corrupção passiva

Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

 

II. CORRETA.

Homicídio qualificado

§ 2° Se o homicídio é cometido:

 

Feminicídio       

VI - contra a mulher por razões da condição de sexo feminino:

Pena - reclusão, de doze a trinta anos.

 

III. INCORRETA.

Falsidade de atestado médico

Art. 302 - Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso:

Pena - detenção, de um mês a um ano.

Parágrafo único - Se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa.

 

IV. CORRETA.

Furto qualificado

§ 6o  A pena é de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos se a subtração for de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração.  

Correta, D

I. Errada - o tipo presente na questão é o de Corrupção passiva:


Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem - Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.


II. Correta - Art. 121 § 2° - Homicídio qualificado


VI - contra a mulher por razões da condição de sexo feminino: Pena - reclusão, de doze a trinta anos. Esta qualificadora é denominada de Feminicídio e também é um crime Hediondo.


III. Errada - Falsidade de atestado médico - Art. 302 - Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso:


Pena - detenção, de um mês a um ano - Parágrafo único - Se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa.


IV. Correta - Furto qualificado - § 6o  A pena é de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos se a subtração for de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração.  

Complementando:

FURTO X ROUBO >>> Qualificadoras Vs Causas de Aumento de Pena:

Durante o repouso noturno:

- no furto, é causa de aumento de pena

Concurso de pessoas:

- Furto > qualificadora;
- Roubo > causa de aumento de pena 1/3 até a metade.

Subtração de veiculo automotor transportado para outro estado:

- Furto > qualificadora;
- Roubo > causa de aumento de pena 1/3 até a metade.


Qualificadora:

No roubo, só existem duas qualificadoras:

a – resulta lesão corporal de natureza grave;
b – resulta morte (latrocínio – crime contra o patrimônio;)

Causa de aumento de pena:

No furto, só existe uma causa de aumento de pena:

- praticado durante o repouso noturno (as demais hipóteses são qualificadoras).

SÚMULA 511 STJ - É possível o reconhecimento do privilégio previsto no § 2ºdo art. 155 do CP nos casos de crime de furto qualificado, se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa e a qualificadora for de ordem objetiva. 

obs: qualificadoras de ordem objetiva são aquelas que ditam os meios e os modos de execução para a prática do crime !!!

IV. Qualifica-se o furto se a subtração for de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração.

qualidicador

Artigo 155

§ 6 Pena 2-5 anos ROUBAR GALINHA É PECADO É CRIME QUALIFICADO.

 

Vcs estão de sacanagem! 7 questões repetidas uma seguida da outra! A gente paga isso aqui pra ter qualidade, não pra ficar fazendo questão repetida. Alguém sabe onde denuncio?

LETRA D.

I) ERRADA. Ocorre excesso de exação quando o funcionário público emprega meio vexatório para cobrar tributo que sabe ou deveria saber ser indevido.

II) CERTA.

III) ERRADA. O crime de falsidade de atestado médico é próprio, apenas o médico pode praticar.

IV) CERTA. Novidade trazida pela lei 13.330/16, que incluiu o §6º no art. 155, CP como causa de aumento de pena do furto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo