Assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência sumu...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (53)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
É necessário estar atento à questões como estas, pois podem trazer enunciados de Súmula do STF, por exemplo, e até mesmo entendimentos não sumulados dos tribunais que não estarão necessariamente incorretos, mas sim em dissonância com o pedido no enunciado!
Letra A) Incorreta! A assertiva vai de encontro ao disposto na Súmula 522 do STJ, que dispõe que "a conduta de atribuir-se falsa identidade perante a autoridade policial é típica, ainda que em situação de alegada autodefesa."
Letra B) Incorreta! Nos termos da Súmula 589 do STJ, "É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas."
Letra C) Correta! Teor da Súmula 587 do STJ.
Letra D) Incorreta! A assertiva vai de encontro à Súmula 582 do STJ, que enuncia: "consuma-se o crime de roubo com a inversão da posse do bem mediante emprego de violência ou grave ameaça, ainda que por tempo breve e em seguida à perseguição imediata ao agente e recuperação da coisa roubada, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada."
Letra E) Incorreta! Entendeu o STJ que a presença de seguranças ou sistema de vigilância por monitoramento eletrônico não são capazes, por si sós de tornarem impossível a consumação do crime de furto. É o que se encontra disposto no enunciado de Súmula 567 do STJ.
Cumpre-nos pontuar que, na forma do art. 17 do CP, o Brasil adota a teoria objetiva temperada do crime impossível. Assim, se os meios ou objetos do crime forem relativamente inidôneos o agente responderá por crime tentado e se os meios ou objetos do crime forem absolutamente inidôneos haverá crime impossível.
GABARITO: LETRA C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Errada. Súmula 522-STJ: A conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial é típica, ainda que em situação de alegada autodefesa.STJ. 3ª Seção. Aprovada em 25/03/2015, DJe 6/4/2015.
B) Errada. Súmula 589 STJ: É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas.
C) Certa. Súmula 587-STJ: Para a incidência da majorante prevista no artigo 40, V, da Lei 11.343/06, é desnecessária a efetiva transposição de fronteiras entre estados da federação, sendo suficiente a demonstração inequívoca da intenção de realizar o tráfico interestadual.
D) Errada.Súmula 582-STJ: Consuma-se o crime de roubo com a inversão da posse do bem mediante emprego de violência ou grave ameaça, ainda que por breve tempo e em seguida à perseguição imediata ao agente e recuperação da coisa roubada, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.STJ. 3ª Seção. Aprovada em 14/09/2016, DJe 19/09/2016 (Info 590)
E) Errada. Súmula 567 - Sistema de vigilância realizado por monitoramento eletrônico ou por existência de segurança no interior de estabelecimento comercial, por si só, não torna impossível a configuração do crime de furto. (Súmula 567, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 24/02/2016, DJe 29/02/2016)
:)
Insignificância em crimes contra as mulheres: jamais!
Não passarão
Não deixaremos
Mexeu com uma, mexeu com todas
injured a woman, injured all women
Abraços.
O Lúcio Weber tem sempre os melhores comentários! :)
Ta se perdendo na personagem...
Só a título de curiosidade:
- FURTO DE VEÍCULOS COM FINS INTERESTADUAIS OU INTERNACIONAIS (art. 155, § 5º) - por expressa previsão do CP, EXIGE-SE a transposição do veículo para outro Estado ou exterior para incidir a qualificadora
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo