No que diz respeito à organização e aos poderes da administr...
A descentralização administrativa é a distribuição de competências de uma pessoa jurídica para outra.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (32)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Certo
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito certo. Conforme os preceitos ensinados pele eminente autora DI PIETRO (2014 — 27ª Edição: pág. 521)
Descentralização por serviços, funcional ou técnica é a que se verifica quando o Poder Público (União, Estados ou Municípios) cria uma pessoa jurídica de direito público ou privado e a ela atribui a titularidade e a execução de determinado serviço público . No Brasil, essa criação somente pode dar-se por meio de lei e corresponde, basicamente, à figura da autarquia, mas abrange também fundações governamentais, sociedades de economia mista e empresas públicas, que exerçam serviços públicos. A Lei nº 1 1 . 1 07, de 6-4-05, criou novo tipo de entidade que prestará serviço público mediante descentralização; trata-se dos consórcios públicos, a serem criados por entes federativos para a gestão associada de serviços púbicos, prevista no artigo 241 da Constituição Federal.
Esse processo de descentralização envolve, portanto :
1 . reconhecimento d e personalidade jurídica a o ente descentralizado; 2. existência de órgãos próprios, com capacidade de autoadministração exercida com certa independência em relação ao poder central; 3 . patrimônio próprio, necessário à consecução de seus fins; 4. capacidade específica, ou seja, limitada à execução do serviço público determinado que lhe foi transferido, o que implica sujeição ao princípio da especialidade, que impede o ente descentralizado de desviar-se dos fins que justificaram a sua criação; 5 . sujeição a controle ou tutela, exercido nos limites d a lei, pelo ente instituidor; esse controle tem que ser limitado pela lei precisamente para assegurar certa margem de independência ao ente descentralizado,
nao sei se estou confuso, mas eu pensei que seria errado pois o orgao publico que ira distribuir a competencia nao possui personalidade juridica, por isso nao seria "de pessoa juridica para outra"
valew jorge... mas minha duvida nao foi essa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo