A estudiosa Acácia Kuenzer (2005) entende que a concepção pe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2712564 Pedagogia

A estudiosa Acácia Kuenzer (2005) entende que a concepção pedagógica dominante nos anos iniciais do século XXI reúne dois movimentos: a "exclusão includente" e a "inclusão excludente". A primeira se manifesta no terreno produtivo como um fenômeno do mercado. A "inclusão excludente" se manifesta no terreno educativo e pode ser flagrada em ações como:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

Para entender essa questão, é essencial compreender os conceitos de "exclusão includente" e "inclusão excludente" conforme a estudiosa Acácia Kuenzer (2005).

A "exclusão includente" se refere ao fenômeno do mercado, onde pessoas são tecnicamente incluídas, mas na prática são marginalizadas ou têm acesso limitado às oportunidades significativas. Já a "inclusão excludente" ocorre no contexto educativo, onde medidas que aparentemente visam incluir alunos na verdade limitam ou prejudicam seu aprendizado real.

Justificativa da alternativa correta (A):

A - Divisão do ensino em ciclos, progressão continuada e classes de aceleração são estratégias que permitem que crianças e jovens permaneçam mais tempo na escola, mas muitas vezes sem uma aprendizagem efetiva correspondente. Isso se alinha ao conceito de "inclusão excludente", onde os alunos estão fisicamente na escola, mas não adquirem o conhecimento necessário. Assim, são tecnicamente incluídos, mas de forma excludente no que diz respeito à qualidade do aprendizado.

Análise das alternativas incorretas:

B - A ampliação da matrícula de crianças e jovens com necessidades educativas especiais e a dotação de recursos materiais e humanos visam à inclusão genuína desses alunos no sistema escolar, o que não corresponde ao conceito de "inclusão excludente". Essa alternativa descreve uma inclusão efetiva, não excludente.

C - Investir em políticas que ampliem a jornada escolar com alimentação, esportes e ensino qualificado representa uma tentativa de incluir efetivamente os filhos das classes populares, proporcionando-lhes acesso a uma educação completa e de qualidade. Portanto, não se trata de "inclusão excludente".

D - O reagrupamento de crianças e adolescentes com distorção entre idade e série e a realização de avaliações internas diagnósticas para assegurar o aprendizado qualificado, ainda que fora da faixa etária regular, também não se enquadra como "inclusão excludente". Essas são práticas de inclusão efetiva, pois visam proporcionar um aprendizado adequado aos alunos fora da faixa etária regular.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo