“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M) foi uma solução d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2892607 História

“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M) foi uma solução de engenharia e um problema de geografia. O problema da linha foi solucionado, mas transformou-se numa falha econômica. Hoje, as silenciosas locomotivas, os trilhos enferrujados, e as sepulturas de milhares de trabalhadores que morreram para construir a linha permanecem como símbolo do esforço do homem contra as forças da natureza. A ferrovia é também um testemunho dos sonhos desfeitos dos ingleses e dos empresários americanos que pensavam que a estrada de ferro poderia dar lucro.”


(COOPER, Martin – História Viva, coleção Caminhos do Trem).


Em relação à Estrada Madeira-Mamoré é correto afirmar que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, estudante!

A alternativa correta para a questão sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M) é a alternativa D. Vamos entender o porquê e analisar as outras alternativas.

A alternativa D está correta porque, de fato, após a falência das empresas inglesas, o norte-americano Percival Farquhar assumiu as obras da ferrovia. Ele investiu na construção de infraestruturas em Porto Velho, como hospitais e residências seguras, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e saúde dos funcionários, reduzindo a mortalidade, especialmente causada por doenças tropicais como a malária.

Agora, vamos analisar as outras alternativas e entender por que estão incorretas:

Alternativa A: Esta afirmação está incorreta porque o objetivo principal da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré não era proporcionar melhores condições de vida à população da Floresta Amazônica ou do Estado de Rondônia, mas sim facilitar o escoamento da borracha para os mercados internacionais. A ferrovia visava superar os obstáculos naturais para o transporte, principalmente as corredeiras dos rios Madeira e Mamoré, e não tinha uma orientação social de melhorias de vida para as populações locais.

Alternativa B: Esta alternativa é incorreta porque os primeiros quilômetros da construção não foram realizados no Estado do Acre. A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré começou em Porto Velho, Rondônia. Além disso, o coronel George Church não teve sucesso significativo em suas tentativas anteriores de construção nessa região, que enfrentava desafios geográficos e de saúde pública, e não conseguiu avançar a obra.

Alternativa C: Esta afirmação está equivocada porque, ao contrário do que é afirmado, as doenças tropicais, especialmente a malária, foram um grande problema durante a construção da ferrovia. A alta mortalidade dos trabalhadores devido a essas doenças foi uma das principais razões para os atrasos e dificuldades no cumprimento dos prazos do projeto. As empresas envolvidas na construção enfrentaram grandes desafios para controlar essas doenças.

Alternativa E: Esta alternativa está incorreta porque a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré se iniciou no início do século XX, mais especificamente em 1907, e não no século XIX. Além disso, embora a estrada tivesse como um dos objetivos facilitar o transporte da borracha (e não do cacau), a ferrovia não conseguiu obter os lucros esperados e foi considerada um empreendimento economicamente falho.

Espero que esta explicação tenha clareado o tema para você! A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é um exemplo interessante dos desafios de infraestrutura na Amazônia e das complexas interações entre economia, saúde e geografia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo