Sobre a intersetorialidade e o trabalho em rede, analise as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1277839 Psicologia
Sobre a intersetorialidade e o trabalho em rede, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O trabalho em rede tem como objetivo integrar as políticas sociais na sua elaboração, execução, monitoramento e avaliação, de modo a fragmentar ações, resguardadas as especificidades de cada área. II. Processo que cria conexão entre diferentes organizações, a partir da compreensão de seu funcionamento, de modo a coordenar interesses distintos e fortalecer os comuns, com ações integradas. III. Um dos desafios da intersetorialidade é a conjugação de várias ações de diferentes secretarias, pois a atuação no mesmo território não garante que as ações sejam confrontadas e realizadas em um projeto global.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - Apenas II e III.

Vamos entender por que essa alternativa é a correta e as razões pelas quais as outras estão incorretas.

Tema da Questão:

A questão aborda o conceito de intersetorialidade e o trabalho em rede. Esses termos são cruciais em políticas públicas de proteção e promoção à saúde, pois envolvem a colaboração entre diferentes setores e organizações para alcançar objetivos comuns e integrados. A compreensão dessas dinâmicas é essencial para quem trabalha ou pretende trabalhar nesse campo.

Explicação das Alternativas:

Alternativa I: "O trabalho em rede tem como objetivo integrar as políticas sociais na sua elaboração, execução, monitoramento e avaliação, de modo a fragmentar ações, resguardadas as especificidades de cada área." - Incorreta

O erro aqui está na expressão "de modo a fragmentar ações". O objetivo do trabalho em rede é exatamente o contrário: integrar ações e políticas, promovendo uma abordagem mais holística e coordenada, respeitando as especificidades de cada área, mas sem fragmentação.

Alternativa II: "Processo que cria conexão entre diferentes organizações, a partir da compreensão de seu funcionamento, de modo a coordenar interesses distintos e fortalecer os comuns, com ações integradas." - Correta

Essa assertiva descreve de forma precisa a essência da intersetorialidade e do trabalho em rede, que é criar conexões entre organizações, coordenar interesses distintos e fortalecer os comuns por meio de ações integradas.

Alternativa III: "Um dos desafios da intersetorialidade é a conjugação de várias ações de diferentes secretarias, pois a atuação no mesmo território não garante que as ações sejam confrontadas e realizadas em um projeto global." - Correta

Essa assertiva aborda um desafio real da intersetorialidade, que é a dificuldade de coordenação das ações de diferentes secretarias em um mesmo território. Mesmo estando no mesmo espaço físico, as ações podem não ser integradas adequadamente, o que impede a realização de um projeto global coeso.

Conclusão:

A alternativa correta é apenas II e III porque ambas as assertivas apresentam descrições precisas e realistas dos aspectos e desafios da intersetorialidade e do trabalho em rede. A assertiva I, por sua vez, contém um erro conceitual que a torna incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra E - Apenas II e III.

O erro da I é dizer que fragmenta as ações, o objetivo é justamente oposto.

O que fez eu errar a III foi a palavra confrontadas. Achei que a palavra coordenadas (ou algo do tipo) fosse mais adequado...

Mas, achei o texto base para essa questão:

Para Koga (2003, p. 238), a intersetorialidade sobressai enquanto caminho de perspectiva para a política pública, a fim de articular as políticas sociais, urbanas, econômicas de forma a atuarem nos mesmos territórios prioritários da política da cidade. Isto não significa que suas ações são suficientemente confrontadas e realizadas em um projeto global, que é, naturalmente, pluridisciplinar. A ausência de uma dinâmica pluridimensional significa que os diferentes operadores públicos e associados atuam sobre os serviços que lhes são mais diretamente afetos.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282010000100006

Bola pra frente!

Fragmentar é o erro

Fragmentar é o erro

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo