Sobre reabilitação e reinserção psicossocial, assinale a al...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1277853 Psicologia
Sobre reabilitação e reinserção psicossocial, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

Vamos discutir por que a alternativa D está correta e as demais estão incorretas.

Tema da Questão: A questão aborda a reabilitação e a reinserção psicossocial, conceitos que são fundamentais nas políticas públicas de proteção e promoção à saúde mental. Esses conceitos são centrais na Reforma Psiquiátrica, que propõe a desinstitucionalização e a manutenção do indivíduo em seu contexto social e familiar.

Justificativa da alternativa correta (D): A reinserção social, conforme os princípios da reforma psiquiátrica, defende que o tratamento deve ocorrer no contexto dos serviços substitutivos, ou seja, dispositivos comunitários que promovam a inclusão social sem a necessidade de internação hospitalar. Esse modelo busca criar novos dispositivos no território (como CAPS - Centros de Atenção Psicossocial) e valoriza o convívio familiar e comunitário, ao invés do isolamento em instituições.

Alternativas Incorretas:

A: Esta alternativa está incorreta porque a reabilitação não deve ocorrer longe do convívio familiar e comunitário. A prática de cuidado deve ser integrada ao ambiente social do indivíduo, promovendo sua inclusão e participação ativa na comunidade.

B: Embora a descrição dos termos reabilitação e reinserção psicossocial apresente conceitos importantes, a definição não é precisa. A reabilitação envolve a recuperação de habilidades e a reinserção é o processo de reintegrar o indivíduo à sociedade e ao exercício de seus direitos de cidadania, mas essas definições não são tão claramente delimitadas.

C: O programa "De volta para casa" realmente visa à reinserção social, mas ele se destina a pessoas com longo histórico de internação psiquiátrica, geralmente mais de dois anos, e não apenas dois meses. Portanto, a descrição está imprecisa.

E: A ideia de que a inclusão está dialeticamente ligada à exclusão e que ocorre uma "exclusão precária" antes de uma "inclusão estruturada" é conceitualmente confusa e não se alinha com os princípios da reforma psiquiátrica, que buscam evitar a exclusão a todo custo e promover a inclusão contínua e constante.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resolução da Questão:

A- O convívio familiar e comunitário é muto importante tanto na reabilitação quanto na reinserção.

B- Reabilitação: implica a aquisição de habilidades adaptativas que possibilitariam ao indivíduo viver de forma mais independente // Reinserção: finalidade de reconstrução das perdas e capacitação para exercer o direito à cidadania 

C- O Programa De Volta Para Casa (PVC) garante o auxílio-reabilitação psicossocial para a atenção e o acompanhamento de pessoas em sofrimento mental, egressas de internação em hospitais psiquiátricos, inclusive em hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico, cuja duração tenha sido por um período igual ou superior a dois anos

D- Correta

E- A exclusão só existe por causa da inclusão, uma vez que no modo de produção vigente constata-se que a sociedade exclui estruturalmente para depois incluir precariamente, o que provoca a ideia ilusória de inclusão

As questões A, B, D e E foram retiradas do artigo "REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE DROGAS: REVISÃO DA LITERATURA" de Laís Ramos Sanches e Marcelo Dalla Vecchia (2018). A C foi retirada do site do Ministério da Saúde sobre o programa.

Gabarito: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo