A lei de instituição de um tributo previu como fato gerador ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender quando um fato gerador de um tributo ocorre, é essencial diferenciar entre condições suspensivas e resolutórias. Vamos simplificar com exemplos práticos:
Condição Suspensiva: Imagine que um pai promete dar um carro ao genro, caso ele se case com sua filha. Aqui, o casamento é a condição suspensiva. Sem o casamento, não há carro. Mas, uma vez casados, o genro recebe o carro e passa a usufruir dos efeitos. Portanto, o fato gerador ocorre com a realização do casamento, que é a condição estipulada.
Condição Resolutória: Agora, vamos supor que o genro já tenha recebido o carro há dez anos, pois já é casado com a filha do pai que fez a promessa. No entanto, o pai ameaça retomar o carro se o genro se divorciar da filha. O divórcio seria a condição resolutória. Enquanto casado, o genro usufrui do carro, mas se houver divórcio, ele perde o veículo. A condição resolutória não impede o usufruto imediato, mas pode resultar na perda do benefício se o ato (divórcio) ocorrer.
Resumo: Em termos de tributação, o fato gerador é considerado ocorrido no momento do implemento da condição suspensiva - ou seja, quando a condição estipulada para o negócio jurídico se realiza.
O gabarito correto é a alternativa D - desde o momento do implemento da condição, se esta for suspensiva.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra D
Art.
117. Para os efeitos do inciso II do artigo anterior e salvo disposição de lei em
contrário, os atos ou negócios jurídicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados:
I - sendo suspensiva a condição, desde o momento de seu implemento;
II - sendo resolutória a condição, desde o momento da prática do ato ou da celebração do negócio
bons estudos
Macete para nunca mais confundir efeito suspensivo com efeito resolutivo:
Suspensivo: O pai da noiva promete dar um carro de presente para o seu genro se ele casar-se com sua filha. Ocorrendo o casamento, o genro ganha o carro novo de seu sogro (eis a condição). Sem casamento, sem carro, casou, ganha o carro passando a usufruir os efeitos.
Resolutivo: Os noivos já se casaram e inclusive já faz uns 10 anos que estão morando juntos. Porém, o pai ameaça o seu genro dizendo que vai tomar o carro que ele deu de presente se ele largar da sua filha. Se o genro largar (prática do ato) a moça, o sogro toma o veículo. Nesse caso, não precisa de nenhuma condição para se ter algo, os efeitos já estão sendo usufruídos, mas se praticar algum ato (desfazimento do casamento) o noivo perde, resolve-se os efeitos.
outro bizú:
implemento suspensivo
prática resolutória
SIM - Suspensiva IMplemento
PCR - Prática Celebração Resolutória
Caso a condição seja RESOLUTÓRIA - implique em ocorrência de fato gerador, nova obrigação de pagar tributo (ganhar carro, ganhar imóvel, etc.), consequentemente vigorá no momento do ato ou fato.
Caso a condião seja SUSPENSIVA - suspender obrigação de pagar tributo (devolver carro, devolvr casa, etc.), entra em vigor NO MOMENTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo