As Tendências Progressistas, também chamadas de Teorias Crí...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta para a questão é a alternativa C - Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos. Esta alternativa refere-se às tendências progressistas de educação, que são perspectivas pedagógicas que objetivam a transformação social, questionando as estruturas vigentes e buscando práticas que conduzam à igualdade, emancipação e justiça social.
As tendências progressistas podem ser compreendidas através de três correntes principais:
- Libertadora: Associada principalmente a Paulo Freire, esta tendência enfatiza a conscientização e a libertação dos indivíduos. A educação é vista como um ato político que deve promover a transformação social e a superação das opressões.
- Libertária: Esta corrente tem como foco a autonomia e a autogestão dos educandos e das instituições educacionais. É uma proposta que busca romper com estruturas hierárquicas e autoritárias, fomentando a liberdade e a participação ativa dos estudantes no processo educativo.
- Crítico-Social dos Conteúdos: Também conhecida como “Pedagogia Histórico-Crítica”, defende que o currículo deve ser relevante socialmente e que a escola tem um papel na formação de cidadãos críticos, sendo necessário um trabalho pedagógico que relacione os conteúdos à realidade social dos alunos.
É importante ressaltar que cada uma destas correntes possui metodologias e estratégias próprias, mas todas compartilham o compromisso com a promoção de uma educação que atue como instrumento de mudança social. A alternativa correta destaca essas principais categorias das Tendências Progressistas, diferenciando-as de outras que não compartilham do mesmo foco crítico e transformador.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As tendências pedagógicas são referências norteadoras da prática educativa. Os professores Saviani e Libâneo nos mostram que as principais tendências pedagógicas se dividem em duas linhas de pensamento pedagógico, sendo elas liberal e progressista.
Tendência Pedagógica Liberal
Na pedagogia liberal, o indivíduo deve se adaptar às normas e valores da sociedade de classe.
Tradicional
Surgiu no Brasil com os Jesuítas em 1549 e ficou em evidência até meados do início do século XX. Vale ressaltar que nesse caso o nome “liberal” não é sinônimo de democrático, o professor é visto como figura central e o aluno como receptor do conhecimento.
Liberal renovada progressivista
Surgiu no Brasil por volta dos anos 20 e 30. é um dos principais representantes dessa tendência, para ele o ensino deveria ser pela ação e não pela instrução.
Liberal renovada não-diretiva
Inspirada em Carl Rogers, que trouxe a psicologia para dentro do processo educativo.
Há uma maior preocupação com o aluno, não só no que diz respeito com o desenvolvimento da personalidade, mas também com o autoconhecimento e realização pessoal. O professor conduz o estudante no processo de aprendizagem com o mínimo de interferência possível.
Tecnicista
A escola se preocupa em produzir pessoas competentes para o mercado de trabalho. Os conteúdos objetivos ganham destaque e sua metodologia é baseada nas teorias comportamentalistas.
Tendência Pedagógica Progressista
Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
Progressista libertadora
Essa tendência é resultante dos movimentos de educação popular, ocorridos entre o final da década de 70 e começo de 80, que se confrontavam com o autoritarismo e a dominação social e política. O educador Paulo Freire é um grande representante dessa tendência.
Progressista libertária
Teve como fundamento principal realizar modificações institucionais. Ela defende e estimula a participação em grupos e movimentos sociais e suas ideias surgem a partir da abertura democrática.
Progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica
Defende que a função social e política da escola deve ser assegurar, através do trabalho com conhecimentos sistematizado, a inserção nas escolas das classes populares garantindo as condições para uma efetiva participação nas lutas sociais.
PROGRESSISTA LIBERTADORA
· Paulo Freire
· Pedagogia do Oprimido.
PROGRESSISTA LIBERTÁRIA
· Foi desenvolvida pelo movimento Anarquista.
· Caracterizada por ser contra o autoritarismo.
· A favor da autogestão dos alunos.
CRITÍCA – SOCIAL DOS CONTEÚDOS
· José Carlos Libâneo.
· Contraposição a tendências não críticas.
· Considera o estudante dentro da sua realidade.
· Propõe retomar a importância dos conteúdos disciplinares para que o aluno possa compreender melhor a sua realidade.
Pedagogia crítico-social dos conteúdos propõe que os conteúdos e a realidade social sejam trabalhados pelo professor de sala de aula conjuntamente
Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo